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Lançado pela primeira vez em 2001 e com mais de um milhão de unidades vendidas em todo o mundo, o modelo está agora com um visual completamente reformulado | Fotos: Divulgação/Mitsubishi
Lançado pela primeira vez em 2001 e com mais de um milhão de unidades vendidas em todo o mundo, o modelo está agora com um visual completamente reformulado| Foto: Fotos: Divulgação/Mitsubishi

Tecnologia

Segurança a toda prova

Uma das novidades nas versões com motor V6 é o piloto automático adaptativo (ACC). Seu funcionamento é simples: o motorista programa a velocidade que deseja andar e, caso algum outro veículo em velocidade menor entre na sua frente, o carro reduz a velocidade automaticamente e mantém uma distância constante que pode ser determinada em Longa, Média e Curta. Se o veículo da frente frear, o Outlander acompanha a frenagem, mantendo a distância programada. Quando a pista fica livre novamente, o veículo volta à velocidade inicial.

Outro destaque deste utilitário é o Foward Collision Mitigation (FCM), um sistema que utiliza um radar para controlar a distância a possíveis obstáculos à frente. Esta tecnologia é capaz de reduzir o risco de colisões a baixa velocidade, até 30 km/h, freando o veículo automaticamente.

O carro ainda oferece o controle de estabilidade ativo (ASC), que garante a perfeita trajetória em curvas e pisos de baixa aderência e o controle de tração ativo (ATC), que evita o escorregamento em curvas ou arrancadas.

  • Painel com sistema multimídia e volante com controles de áudio e piloto automático
  • O painel de instrumentos traz computador de bordo e 13 funções
  • Navegador repleto de novos recursos

A Mitsubishi está lançando simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos a terceira geração do utilitário esportivo Outlander. O carro chega em setembro nas 180 concessionárias da Mitsubishi espalhadas pelo país, com preços que partem de R$ 102.990 para a versão com motor 2.0 de 160 cv e chegam a R$ 139.990 na versão top de linha batizada de Full Technology Pack com motor V6 3.0 de 240 cavalos.

A versão intermediária, All New Outlander GT, também com motor V6, mas que não conta com todo o aparato tecnológico da top de linha, será oferecida por R$ 130.990. A estimativa da marca é que 600 unidades sejam vendidas por mês e que a Outlander GT tenha a maior procura. Para trazer a terceira geração do utilitário esportivo ao país sem pagar o IPI adicional de 30 pontos porcentuais, a Mitsubishi está usando as cotas de importação desocupadas pelo ASX, que deixou de ser trazido do Japão e passou a ser produzido em Catalão (GO) no mês passado. A marca japonesa também confirmou que o sedã esportivo Lancer passará a ser fabricado no Brasil em 2014.

Lançado pela primeira vez em 2001 e com mais de um milhão de unidades vendidas em todo o mundo, o modelo nesta terceira geração está com um visual completamente reformulado e linhas inspiradas no conceito PX MiEV. Diferenciado-se muito pouco do protótipo, o estilo do novo Outlander é descrito pelo presidente da Mitsubishi Motors do Brasil, Robert Rittscher, como um carro totalmente novo e com equipamentos de segurança inéditos em sua categoria.

Espaço

O modelo mede 4,65 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,68 metros de altura e 2,67 m de distância entre os eixos. No visual, o carro se destaca pela grade dianteira cromada integrada ao conjunto óptico com faróis de xênon. Com bastante espaço, o interior oferece comandos de fácil acesso, ar condicionado Dual Zone, teto solar que se abre apenas com um toque, sistema multimídia e uma terceira fileira de bancos e capacidade para sete pessoas. O volante, revestido em couro, tem os controles de áudio e do piloto automático, enquanto o painel de instrumentos tem display em LCD colorido, com computador de bordo e 13 funções.

O novo Outlander está equipado com os mesmos motores da geração anterior, ou seja, o 2.0 litros de quatro cilindros, capaz de entregar 160 cv de potência e 20 kgfm de torque, e o V6 de 3.0 litros, com 240 cv e 31 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas com sistema sequencial e borboletas atrás do volante. O sistema de tração é o multi select com acionamento por botão e três modos de operação – Eco (4x2), Auto (4x4 ativo) e Lock (4x4 em tempo integral).

O jornalista viajou a convite da Mitsubishi

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