• Carregando...

Nove Mavericks em 20 anos. Por esse número é possível medir a admiração que o comerciante Carlos Henrique Zanicotti, de 45 anos, tem pelo esportivo da Ford, uns dos carros mais cobiçado na década de 70. O exemplar retratado nessa coluna foi o último, ou melhor, o mais recente adquirido pelo curitibano, que também possui outras relíquias como um Mustang 95 e um Karmann Ghia conversível 69. Trata-se de um Maverick 74 Super Luxo, comprado por ele em 98, que recebeu algumas "melhorias" para ficar ainda mais invocado.

Zanicotti manteve o motor 302 V8, mas procurou retrabalhá-lo. Primeiro trocou o câmbio original automático por um mecânico de quatro marchas. Adicionou um kit performance da Edelbrock, com comando de válvulas, molas e coletor, e um carburador Holley Quadri-jet. Nem o radiador escapou. Conta com hélices que, de acordo com a velocidade, mudam de angulação e melhoram a performance do acessório. Segundo o dono, as alterações resultaram num ganho de potência que chega a 350 HP’s.

O conjunto de suspensão também foi mexido. Na dianteira, adicionou amortecedores a gás e molas adaptadas de um Galaxie. Na traseira, há calços especiais para rebaixar o sistema. "Busquei inspiração no carro que participava das cenas de ação do filme ‘Bullit’, com Steve McQueen (clássico policial da década de 60)", revela o comerciante, que comprou seu primeiro Maverick com 19 anos.

Por fora, a pintura ganhou a tonalidade "green mika pearl" (usada pela Land Rover). Já faróis, lanternas, pára-choques e retrovisores continuam de fábrica. As rodas de 17" são idênticas as do Mustang Eleanor do filme 60 Segundos (2000), com Nicolas Cage e Angelina Jolie. Para completar, o volante é semelhante aos modelos Shelby Cobra.

***

Leitor publique neste espaço a foto e a história de seu carro. Pode enviá-la por carta ou através do e-mail (automobilismo@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]