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      Itu (SP) - A Mitsubishi apresentou nesta quarta-feira (23) o novo Pajero TR4, com alterações visuais e um motor mais potente. As linhas externas ganharam contornos mais arredondados e modernos. Os faróis "redondinhos" deram lugar a um conjunto óptico único, que na frente se assemelha ao do antigo Airtrek, e na traseira ao do Land Rover Freelander II, com lanternas altas e pequenas. Seu motor é o HCR 2.0 litros 16V Flex, capaz de produzir 140 cv de potência máxima abastecido com álcool – na versão anterior eram 133 cv. O fôlego a mais se deve aos novos pistões, que aumentou a taxa de compressão para 11:1, contra os 9,5:1. Segundo dados do fabricante, este propulsor é cerca de 5% menos gastão.

      Equipado com tração 4x4 e reduzida, o utilitário esportivo já está à venda em três versões de acabamento: GLS (manual), por R$ 65.550, MT (também manual), por R$ 68.990 e AT (automática), por R$ 71.990. Em relação à versão MT, a GLS não oferece airbag para o passageiro, freios a disco nas quatro rodas (o traseiro da GLS é a tambor) e sistema ABS (antitravamento).

      A reestilização externa incluiu ainda nova grade frontal e para-choque, que remetem ao Pajero Sport e o Dakar. As laterais ganharam desenho mais limpo, sem um dos vincos que atravessavam a carroceria, além de caixa de rodas salientes. Os para-lamas dianteiros incorporaram saídas de ar, como acontece no Chevrolet Captiva. As rodas de 17 polegadas entram no lugar das antigas de 16.

      Mudanças também dentro da cabine. Painel completamente remodelado, novos grafismos e revestimentos. No entanto, por ter uma proposta de jipe compacto, o Pajero TR4 ainda oferece o mesmo desconforto no acesso pela porta traseira e no espaço reduzido para quem vai no banco de trás.

      O ponto alto do utilitário foi mantido: a tração chamada pela fabricante de Super Select 4WD, que conta com quatro opções de engate. A 4x2 mantém a força no eixo dianteiro, o 4x4 contínuo ajuda em situações como asfalto molhado para dar maior aderência, 4x4 com bloqueio de diferencial para trilhas leves e 4x4 com bloqueio e reduzida para sair de lamaçal. As trocas de tração continuam sendo feitas por alavanca, posicionada ao lado do câmbio. Os fãs de off-road pesado ainda poderão fazer uso dos ângulos de entrada e saída de 35º do Pajero.

      O tanque de combustível tem 72 litros, enquanto o porta-malas na configuração para cinco ocupantes oferece 500 litros de bagagem, podendo chegar a 1.455 litros com os bancos rebatidos. O modelo não chega apenas nas cores preto e prata. A marca oferece também as opções cinza, verde, branco, azul, vermelho rubi e vermelho Mônaco.

      O Pajero TR4 foi, em 2007, o primeiro utilitário esportivo equipado com motor flex do país. Desde o seu lançamento, há sete anos, já foram comercializadas 50 mil unidades do veículo. A Mitsubishi espera vender mil unidades por mês da nova versão. Segundo a marca, seus principais concorrentes são Suzuki Grand Vitara, Kia Sportage, Hyundai Tucson e Ford EcoSport.

      Leia mais sobre a versão 2010 do Pajero TR4 na edição de domingo do caderno Automóveis, Carros & Cia.

      O jornalista viajou a convite da Mitsubishi

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