A família Palio – formada pelo hatchback, o sedã Siena e a perua Palio Weekend – ganhará uma quarta reestilização para a linha 2007, que chega às concessionária da Fiat até o fim deste ano ou início do próximo. Por enquanto a montadora italiana não confirma as mudanças, mas algumas imagens mostram que a próxima geração dos modelos – denominada pela montadora projeto 311 – já está pronta.

CARREGANDO :)

O primeiro flagrante foi feito em Belo Horizonte (MG) pelo "caçador de segredos" e colaborador do Caderno de Automóveis Francisco França Ferreira, autor do site Chico Rulez (http://www.chicorulez.com.br/). Ele fotografou um protótipo de um Palio todo camuflado, que estava passando por testes finais de mecânica. Isso confirma que a Fiat corre contra o tempo para finalizar os carros.

Mas foi no outro lado do mundo, mais precisamente na China, que surgiram as primeiras imagens claras de como serão as modificações na família Palio – tanto para o mercado asiático como para o brasileiro. O site chinês Auto Sohu conseguiu fotografar detalhes da modificação em um Siena, que apresentava uma leve camuflagem na frente e na traseira.

Publicidade

As imagens feitas na China revelam que a Fiat quer agregar maior robutez à linha Palio. Na frente, grade, entrada de ar amplas e grandes faróis com cantos angulosos buscam um ar mais imponente ao veículo. Além disso, o pára-choques frontal terá uma nova entrada de ar, maior que a atual; e os faróis de neblina ganham um formato circular. Na traseira do sedã, as lanternas têm forma quase triangular e atingem o topo da tampa do porta-malas. A placa deve permanecer no pára-choques. Não foram feitas imagens do interior.

Apesar de não existir foto-flagrante das mudanças no hatchback, informações extra-oficiais dão conta de que as alterações na traseira desta versão, que terá a mesma frente do Siena, estão no pára-choques, que vai abrigar novamente a placa de identificação; na tampa do porta-malas (que passa a contornar a lanterna, como ocorre no Mille) e nas lanternas, antes no formato vertical, e que agora ficam dispostas horizontalmente e invadem a lateral. Ainda não há informações sobre mudanças na traseira da Weekend.

Motorizações

A nova linha Palio deverá ter três opções de motor. Os dois já conhecidos 1.0 e 1.4 flexíveis. A novidade seria um novo motor 1.8 bicombustível desenvolvido pela engenharia local. Esse novo propulsor tem como base o antigo motor 1.6 16V argentino, e renderia aproximadamente 110 cv de potência. Ele substituirá o atual 1.8 produzido pela Powertrain, antiga joint-venture entre Fiat e General Motors.

Ainda não há uma previsão de quanto os carros irão custar com as mudanças. Hoje, a atual linha – com carroceria geração 3 (ainda há versões "Fire" com carroceria 2) – custa a partir de R$ 31 mil (Palio), R$ 35 mil (Siena) e R$ 36 mil (Palio Weekend). Como é de praxe, a montadora manterá a convivência dos modelos novo e antigo. Palio e Siena Fire ganharão a carroceria 3 para não ficarem duas gerações atrás, mas os modelos deverão manter o painel da família 2.

Publicidade