• Carregando...
 | Fotos: Divulgação/Karmann-Ghia
| Foto: Fotos: Divulgação/Karmann-Ghia

R$ 100 mil é o valor do prêmio pago pela Karmann-Ghia aos estudantes vencedores do concurso.

  • Projeto vencedor tem boas chances de sair do papel
  • Trabalho foi um dos 600 inscritos no país
  • Interior mescla detalhes clássicos com modernos

Os estudantes paranaenses Felipe de Oliveira Mazzêo e Rodrigo Kós Scarpetta, vencedores do Concurso Universitário Karmann-Ghia de Design, vão usar o prêmio de R$ 100 mil para investir na carreira. Eles contam que o dinheiro poderá ser usado para fazer um bom curso de pós-graduação, para aprimorar as ferramentas de trabalho e, até, para um possível intercâmbio.

Mazzêo é estudante de Design – Projeto de Produto, na Universidade Positivo, e Scarpetta é aluno de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Eles aceitaram o desafio da Karmann-Ghia, que estava em busca de um projeto de carro esportivo de luxo que pudesse ser fabricado no Brasil. Foram mais de 600 inscrições em todo o país.

O projeto dos estudantes de Curitiba mantém a essência do Karmann-Ghia Coupê, fabricado na década de 1960. "Como estamos falando de redesign, não era possível fugir muito dos elementos principais do carro, sob a penalidade de perder todo o DNA do modelo original", explica Mazzêo.

Os estudantes explicam que detalhes como a sobrancelha do Karmann-Ghia Type 34, a pregnância da linha zero, dos vincos (que são praticamente os mesmos do Karmann-Ghia TC) e das formas orgânicas presentes no Type 14, foram minuciosamente estudados e contemplados no projeto conceito. "Um ponto chave que identificamos é o sorriso que o Type 14 tem quando a frente do carro é analisada de um ponto de vista superior (graças à pequena curvatura do para-choque)", afirma Scarpetta.

Viabilidade

A ideia do concurso foi de Jonas Hipólito de Assis, presidente do Grupo ILP Industrial, controlador da Karmann-Ghia. "Vamos aperfeiçoar a proposta vencedora e avaliar sua viabilidade econômica. Para tirar este projeto do papel, a Karmann-Ghia precisa de um parceiro", explica. O concurso, completa, foi o primeiro passo de uma estratégia que inclui investimentos de U$$ 30 milhões para mudanças na infraestrutura da fábrica e para a aquisição de novos maquinários.

A Karmann-Ghia é hoje uma indústria de estamparia, ferramentaria e usinagem. Depois do Karmann-Ghia Coupê, fabricado de 1962 até 1972, a empresa produziu alguns projetos, como carretas e motor-homes. Aos poucos foi direcionando sua atuação e se tornou fornecedor, oferecendo tetos solares, capotas para conversíveis, entre outros produtos segmentados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]