• Carregando...

Paris (Franca) – A edição 2006 do Salão de Paris apresenta vários lançamentos mundiais, alguns inclusive com passaporte carimbado para vir para o Brasil. São novidades como os novos Volvo C30, Citroën C4 Picasso, Honda CR-V e BMW X5. Também há espaço para os conceitos, como o Peugeot 908 RC e o Ford Iosis X.

Entre os lançamentos, uma das atrações é a versão "aventura" do Volkswagen Golf europeu. Trata-se do CrossGolf, que mistura as qualidades de um utilitário esportivo médio com um veículo de passeio. Considerado o irmão maior do CrossPolo, o novo carro será disponível apenas com tração dianteira e é baseado no Golf Plus Sportline. Será lançado em novembro na Europa com dois motores a gasolina (1.6 e 1.4 TSI) e dois a diesel (1.9TDI e 2.0TDI). Outro lançamento da Volks é a nova geração do utilitário esportivo de luxo Touareg. Seu visual está bem diferente da versão anterior. Ele é o primeiro carro da marca a utilizar um motor a gasolina de 8 cilindros.

Para agradar gregos e troianos, a Citroën promoveu o lançamento do C4 Picasso. A minivan, que nasceu há sete anos, está com linhas atualizadas e também cresceu. Por isto, a sua maior novidade é a capacidade para sete pessoas, todos com bancos individuais. São oferecidos três motores: 2.0 a gasolina de 143 cv e turbodiesel de 110 cv e 138 cv. O novo carro será importado para o Brasil no próximo ano e irá conviver com o atual Picasso nacional. O conceito C- Métisse, um cupê esportivo para quatro pessoas, está sendo considerado um dos mais belos carros do salão.

"Gigante"

A Peugeot destaca os modelos 207 Cabriolet e 207 Spider, mas é o conceito 908 RC quem mais chama a atenção. É um sedã enorme que mede 5,12 metros. O pára-brisa tem continuidade no teto, que se torna quase todo envidraçado. As rodas são de 20 polegadas à frete e 21 polegadas atrás. Seu motor é um tremendo V12 a diesel de 700 cv que, em junho de 2007, equipará o protótipo 908 das 24 Horas de Le Mans. Sua velocidade passa dos 300 km/h.

A Honda exibe a terceira geração do CR-V. O fora-de-estrada da marca japonesa ganhou linhas mais esportivas e sua motorização, pelo menos para a Europa, é um 2.0 de 150 cv a gasolina e um 2.2 turbodiesel de 140 cv. Outro destaque da Honda é o Civic Type R, a mais nervosa versão do hatchback comercializado no mercado europeu. Com um visual arrojado, o R é impulsionado por um motor 2.0 16V capaz de de entregar 201 cv de potência a 8.000 rpm.

Revelado como carro conceito em janeiro no Salão de Detroit, o Volvo C30 torna-se agora modelo de linha e seu lançamento oficial foi cercado de muita pompa no estande da marca sueca. Ele é o primeiro hatchback da Volvo e chega com formas ousadas, principalmente, na traseira, onde o vidro compõe a terceira porta. Para o carro estão sendo oferecidos motores do 1.6 de 100 cv ao T5 de 2.4 de 220 cv a gasolina; e do 1.6 de 109 cv ao D5 de 180 cv a diesel. O Brasil também será um destino certo para este carro.

A Ford está com a quarta geração do Ford Mondeo. Ele está sendo mostrado ainda como carro conceito, porém a sua entrada na linha de produção já está sendo anunciada para início de 2007. Mostrado na versão perua, o modelo exibe traços semelhantes aos dos últimos Ford, como o S-Max e a nova Galaxy. A gama de motores escolhida é formada por 1.8 e 2.0 TDCi, além dos Duratec 1.6 e 2.5 Turbo. Outro destaque da marca é o conceito"crossover" Iosis X . Seu desenho inclui formas trapezoidais e elementos tridimensionais. A cor do veículo é um branco brilhante, realçado por duas faixas de alumínio que se estendem pelo capô até o teto de vidro. O interior foi inspirado no cockpit de um helicóptero moderno – traz um console central em forma de ponte. A Ford não revelou detalhes da motorização.

"Má notícia"

A BMW apresenta a segunda geração do utilitário esportivo X5. Sem perder a identidade, o modelo está com linhas mais harmoniosas e bem mais amplo. Ele passa a oferecer sete lugares. Todas as versões são dotadas de câmbio automático e também aparece um novo motor a gasolina de seis cilindros 3.0 de 272 cv. A BMW também está expondo a nova geração do Mini. Uma má notícia para os paranaenses, no entanto, é que o motor 1.6 da Tritec (com fábrica em Campo Largo, na Grande Curitiba) foi substituído por um inglês de mesma cilindrada, com versões aspirada e turbo, ambas com injeção direta.

A Dodge está com o conceito Avenger, que já será lançado comercialmente em 2007. Com estilo nostálgico que chega a lembrar os automóveis que faziam sucesso nos EUA, durante os anos 70, o carro é mostrado com um motor 2.0 turbodiesel.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]