• Carregando...
Produtor de filmes B busca recursos para novo filme, em "O Crocodilo" | Divulgação/Downtown Filmes
Produtor de filmes B busca recursos para novo filme, em "O Crocodilo"| Foto: Divulgação/Downtown Filmes

O primeiro rascunho das linhas do Fusca foi desenhado pelo ditador alemão Hitler, no começo da década de 30, quando o encomendou ao projetista Ferdinand Porsche. O veículo deveria ser grande o suficiente para levar uma família de cinco pessoas e custar no máximo mil marcos. Por ser acessível era considerado o "Carro do Povo" ou "Volkswagen" (tradução literal).

O Fusca já era disponível para testes em 1935, ainda que de forma bastante artesanal. A pedido de Hitler, a Daimler-Benz fabricou uma série de 30 exemplares em 1937. Mas só em 26 de maio de 1938 era dada a cartada para a emancipação do carrinho: o sinal verde para a construção de uma fábrica em Hanover. Em 1939, devido à Segunda Guerra, o Fusca se tornou um carro militar.

A partir de 1953 é montado no Brasil e sua fabricação no país começa em 1959. Uma curiosidade: o nome Fusca foi uma adaptação brasileira à sigla VW, lida "fauvê" em alemão. Em 1986, a VW desiste de fabricá-lo alegando ser um modelo obsoleto. No entanto, o carro foi "ressuscitado" entre 1993 e 1996 a pedido do então presidente Itamar Franco. São assim lançadas as últimas unidades na Série Ouro. A partir daí, o México passa a ser o único país a produzir o Fusca, até 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]