Como posso saber se um amortecedor está gasto? Existe prazo de troca do componente? Além do amortecedor, existem outros componentes da suspensão que precisam de atenção especial?

CARREGANDO :)

Nilton Moreira da Almeida, de Curitiba.

Resposta

Publicidade

Para se diagnosticar se o amortecedor do veículo se encontra deficiente pode-se primeiramente fazer um exame visual para verificação de vazamento de óleo. Outra alternativa é pressionar o veículo para baixo, observando se o mesmo oscila duas ou mais vezes. Também é indicativo de problemas no amortecedor, o desgaste irregular de pneus (facetas). A troca do componente pode ser corretiva, se houver dano/desgaste das peças. Ou preventivamente em média a cada 40.000 km.Além do amortecedor, merecem atenção especial: molas, pivôs, terminais, buchas e articuladores da direção.

Eloy Bortolini, gerente da Ingo Hoffmann Pneus & Serviços

* * * * * *

Com quantos quilômetros é aconselhável limpar o carburador, para evitar excesso de consumo ou falhas?

Márcio Muniz, de Campo Largo

Publicidade

Resposta

O ideal é fazer a troca dos filtros de combustível e de ar e limpar o carburador a cada 10 mil quilômetros. E assim como o carburador, a limpeza dos bicos injetores também deve ser feita a cada 10 mil quilômetros.

Auto Mecânica João Hoffmann.

* * * * * * *

Entre em contato

Publicidade

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).