• Carregando...

É possível lavar, em casa e com mangueira, o motor do carro? Esta prática pode causar problemas no veículo?

Antônio da Silva Cardoso, de Curitiba.

Resposta

Não há problema em passar um pano limpo e seco ou pincel no motor do veículo. Mas jamais lave o propulsor com mangueira de jardim ou pincel embebido em água e sabão, gasolina, querosene, óleo diesel ou qualquer outro produto. Recomenda-se em casa lavar o veículo somente nas áreas como pneus, lataria, estofamento e painel, também com produtos não agressivos. Em caso do usuário possuir máquina lavadora de alta pressão, deve-se cuidar para que a água não chegue ao motor ou aos seus componentes, pois caso isso ocorra, haverá a necessidade imediata de usar ar comprimido para a secagem dos componentes molhados.

Muitas vezes sai mais barato pagar um profissional para fazer a limpeza do motor do que ter que pagar a uma oficina ou um mecânico para um socorro de rua caso ocorra uma pane do propulsor. Lavar o motor em casa pode causar prejuízos de ordem elétrica, eletrônica e mecânica.

Após a lavagem do motor, poderá o veículo parar após alguns minutos de funcionamento, pois a pane muitas vezes não se dá no presente momento da partida, e sim momentos depois do carro estar em movimento ou após alguns minutos ou horas com o motor desligado, deixando muitas vezes o usuário sem saber o motivo desta falha.

Eclair Z. da Silva, diretor técnico da Só Motores Ltda, oficina de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]