• Carregando...

É possível transformar um Uno 1.0 (que não vem com motor Fire) de álcool para gasolina?

Paulo Casagrande, de Curitiba.

Resposta

A conversão de álcool para gasolina é possível sim, tanto em veículos carburados como nos mais novos com injeção.

Nos veículos com injeção, a conversão consiste em substituir uma Eprom (chip) na central de injeção eletrônica onde são processados todos os dados de funcionamento do motor. Em alguns modelos mais novos, consiste apenas na reprogramação da central de injeção. No chip, são adequados a quantidade de combustível injetado e também o ponto de ignição, garantindo o funcionamento perfeito em todos os regimes de rotação.

Geralmente a conversão é rápida, mas pedimos que seja feita uma revisão do motor evitando assim que danos ocorram. O filtro de combustível requer uma maior manutenção e cuidado.

A conversão não acarreta em danos ao motor, pois todos os motores existentes possuem a mesma liga de metal em sua composição ou seja, estão preparados para álcool ou gasolina sem distinção. Também não há a necessidade de substituição de outros componentes do propulsor.

Como um motor original a álcool tem uma taxa de compressão maior (e é mais forte), quando convertido para a gasolina ele fica ainda melhor em comparação a um propulsor de um mesmo veículo originalmente movido com o combustível derivado do petróleo.

Alvaro Antonio da Luz, proprietário da Mecânica Alcar, oficina de Curitiba.

* * * * * *

Entre em contato

Tem alguma dúvida sobre mecânica ou legislação de trânsito? Precisa de alguma orientação? Escreva para o "Espaço do Leitor" do Caderno Automóveis Indicadores da Gazeta do Povo: Rua Pedro Ivo, 459, Centro, CEP. 80.010-020, Curitiba, Paraná. Ou pelo e-mail: (automobilismo@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]