A Volvo traz ao Brasil a sua nova linha de pesados, que inaugura uma nova era tecnológica de caminhões da fabricante sueca no país. A geração atualizada dos modelos FH, FM e FMX têm como principal novidade os avanços nos sistemas de inteligência artificial, que permitem desde a economia de combustível até o melhor gerenciamento de frota por meio de aplicativos para celular, além de mais opções de motorização.
A produção na planta de Curitiba de toda a linha F renovada está em andamento e as entregas para o território nacional começam em janeiro do ano que vem. Ao longo de 2015, a marca passará a vendê-la para os demais países latino-americanos. De acordo com a Volvo, a renovação implicará em um aumento de cerca de 20% nos preços das diferentes configurações dos três modelos.
Entre os destaques dos pesados FH e FM estão o app MyTruck, que permite o acesso remoto a informações sobre o veículo, como nível de combustível e do óleo, assim como o funcionamento das lanternas e dos faróis; e a tecnologia I-See, que memoriza as condições geográficas das regiões em que os caminhões trafegam para gerenciar as trocas de marchas e o uso do freio motor em viagens futuras.
Este último sistema, que virá embarcado apenas nos caminhões FH, é conectado à caixa de câmbio automatizada da Volvo, a I-Shift. A estimativa é que apenas o I-See proporcione uma economia de combustível de até 3%.
Já a conexão entre os telefones e o aplicativo MyTruck se dá por meio de um chip semelhante a um aparelho celular, instalado dentro dos veículos.
Motores
A linha F ganhará também propulsores mais potentes para os modelos FMX e FM. O primeiro terá agora uma versão com motor de 540 cv, que complementa as potências de 370 cv, 380 cv, 420 cv, 460 cv e 500 cv presentes no portfólio. Além disso, o FMX virá com uma configuração com eixo para 150 toneladas e a opção de caixa de câmbio para operações fora de estrada.
Por sua vez, o pesado FM ganhará um novo bloco de 380 cv, sem contar o de 370 cv já existente, com configurações 4x2, 6x2 e 8x2, e um novo eixo traseiro, que amplia a capacidade de carga para 65 toneladas. Os veículos da linha F são equipados ainda com o freio auxiliar retarder e um freio motor com 510 cv de potência.
Por dentro, a cabine do Volvo FH aumentou o espaço interno em um metro cúbico, o que ampliou o espaço de armazenamento em 300 litros, além de vir com um novo colchão e um banco de motorista reprojetado.
Com os lançamentos, a Volvo visa a liderança das vendas de veículos pesados no país. Neste ano, a marca prevê uma participação no mercado brasileiro de 19%.
-
Está proibido questionar as autoridades?
-
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
-
Lula politiza o drama gaúcho e escala Paulo Pimenta para incomodar Eduardo Leite; acompanhe o Sem Rodeios
-
Lula anuncia voucher de R$ 5,1 mil para famílias desabrigas do RS e oficializa ministério da reconstrução
Paulo Guedes: “Nós faríamos tudo de novo e com mais intensidade”
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
Não vai faltar arroz no Brasil, apesar do governo Lula criar alarme no mercado
Tributaristas defendem que governo permita doação de Imposto de Renda para socorrer o RS