Um levantamento sobre os carros mais baratos do planeta, divulgado pela consultoria Jato Dynamics, confirmou mais uma vez que o Brasil é um dos países que mais cobram por um zero quilômetro. Em 11 mercados pesquisados, o nosso só ficou à frente de Canadá e Estados Unidos nestes países os modelos mais acessíveis, respectivamente, foram Nissan March 1.6 S (R$ 27.975) e Nissan Versa 1.6 S (R$ 26.900). Por aqui, a mesma versão do hatch está tabelada em R$ 37.490 e a do sedã, em R$ 39.600.
O Chery QQ, subcompacto importado da China, é o mais barato em solo brasileiro. Ele custa R$ 22.990 com motor 1.1 e vem bem recheado de série. Em breve, terá uma nova geração produzida na fábrica brasileira recém-inaugurada em Jacareí (SP).
Mas os campeões em baixo preço são os microcarros. A lista é encabeçada pelo indiano Tata Nano, com motor 0.6, que sai por R$ 5,2 mil, praticamente o valor de uma moto simples no Brasil. O segundo da relação é o Jiangnan TT, vendido na China por R$ 7,6 mil. Tais projetos, além de antigos, quase não trazem item de série e de segurança, como airbag e freios ABS.
Em mercados mais ricos, como Alemanha, Inglaterra e Japão, comprar um automóvel também custa menos. Os asiáticos pagam R$ 16,5 mil pelo Daihatsu Mira 0.7, já com câmbio CVT. Os ingleses desembolsam R$ 19,5 mil e os alemães R$ 20,2 mil pelo Sandero 1.2, produzido na Europa pela Dacia.
O Brasil fica atrás no preço também de México e Chile. No primeiro, a versão antiga do Chevrolet Matiz custa R$ 16,3 mil, já no Chile o Chery iQ versão semelhante ao QQ custa R$ 13,6 mil.
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