O 208 fez a sua estreia no Salão de São Paulo, em outubro passado. Na foto, a versão Premier, que teve 208 unidades vendidas| Foto: Antonio More/ Gazeta do Povo

"A fábrica de Porto Real (RJ) é a única fora da Europa a fazer o 208, que trouxe consigo parte importante dos investimentos que estamos fazendo na planta".

Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën na América Latina.

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PSA investiu cerca de R$ 800 milhões no desenvolvimento do carro e adaptação na linha de produção
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A Peugeot promoveu na fábrica da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ) o lançamento industrial do hatch 208, que foi apresentado no Salão de São Paulo 2012. O modelo chega às concessionárias em 13 de abril. A estimativa de produção é de 55 mil unidades até o final de 2013. O novo hatch, que irá se posicionar entre os modelos 207 e o 308, só terá seu preço revelado pelo grupo em março.

Para lançar o novo Peugeot 208 no Brasil, a PSA investiu cerca de R$ 800 milhões no desenvolvimento do carro e na adaptação do Centro de Produção de Porto Real para produzi-lo. No total, foram três anos de trabalho que integrou uma equipe de 780 pessoas baseadas no próprio Centro de Produção e no Latin America Tech Center – o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design da PSA Peugeot Citroën, que tem sede no Brasil.

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Somando os sete modelos produzidos lá, incluindo o Peugeot 208, a unidade deve entregar cerca de 150 mil veí­culos este ano — o que promete ampliar a participação de Peugeot e Citroën no mercado brasileiro.

De acordo com a marca, o 208 contará com os novos motores flex da PSA Peugeot Citroën no Brasil, 1.5 8V de 93 cv e 1.6 16V de 122 cavalos, (este último com sistema de pré-aquecimento que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio com etanol) o que valorizará suas principais características — ser leve, espaçoso e aerodinâmico.

A qualidade do acabamento é superior aos modelos anteriores da marca francesa e possui uma inovadora central multimídia, além do design que expressa os novos códigos do estilo da fábrica, que são o conjunto ótico, a moldura da entrada de ar, as laterais "limpas" e a traseira com lanternas em forma de bumerangue.

Em relação ao modelo europeu, o Peugeot 208 nacional foi levemente adaptado. A dianteira e a suspensão são levemente mais altas e a grade dianteira é maior, para receber um sistema de ar-condicionado mais potente e de acordo com o clima tropical brasileiro. A produção brasileira do Peugeot 208 atenderá ao mercado nacional e também será destinada à exportação.

A engenheira Ana Isabel Fernandes, que há um ano veio de Portugal e é responsável pelo Centro de Produção de Porto Real, diz que a fábrica trabalha hoje com duas linhas de soldagem, duas de pintura e duas de montagem final, para fazer sete modelos: C3, C3 Picasso e Aircross, da Citroën; e 207, 207 Passion, Hoggar e 208, da Peugeot. Este ano a perua 207 SW saiu de linha e em 2014 começa a ser fabricado o novo crossover 2008.

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O jornalista viajou a convite da Peugeot