Ao volante
Desempenho esportivo e identidade familiar
Embora ficasse devendo uma câmara de ré e ajustes elétricos no banco do motorista, como se espera de um carro de R$ 100 mil, o interior do 3008 é de bom gosto. O console central é requintado e a parte superior do painel agradável ao toque. Os botões abaixo das saídas de ar, inspirados em comandos de aviões, reforçam a esportividade do modelo, assim como os bancos revestidos em tecido e couro. Cinco pessoas se acomodam com conforto no carro e contam com um grande espaço para a bagagem.
A posição para dirigir é elevada e o motorista conta a seu favor com uma ampla área envidraçada, inclusive com teto solar panorâmico que amplia a sensação de espaço interno. E embora tenha a carroceria elevada, o crossover se mostra bem equilibrado em curvas, como se fosse um esportivo.
Ficha técnica
Peugeot 3008
Motor: 1.6 16V THP a gasolina
Câmbio: Automático de 6 marchas
Potência: 165 cv e 24,5 kgfm a 1.400 rpm
Medidas: 4,36 m (comprimento) e 2,61 m (entre-eixos)
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 562 litros
Menos de seis meses após ser lançado na Europa, o crossover 3008 da Peugeot chega às concessionárias brasileiras em junho com o visual renovado e um pacote recheado de itens de tecnologia. O modelo importado da França, que fez sua estreia em território nacional em 2010, será oferecido em versão única, o topo de linha Griffe THP, por R$ 99.990, R$ 10 mil a mais do que a versão anterior.
Tendo concorrentes de peso, como Hyundai iX35, Kia Sportage, Fiat Freemont e Chevrolet Captiva, o 3008 deverá ter uma média entre 70 e 100 unidades vendidas por mês até o fim de 2014. Embora classificado como um crossover por reunir características de automóveis e utilitários, o 3008 está inserido no mercado de SUVs. Segundo o diretor de Marketing, Frederico Battaglia, o segmento fechou 2013 com 75 mil unidades e tem projeção de crescimento de 8,4% neste ano.
Entre as principais mudanças do modelo estão o para-choque redesenhado, em que a grade e a entrada de ar incorporaram a linguagem visual dos carros mais recentes da marca. No conjunto de luzes, tanto faróis quanto lanternas receberam iluminação diurna por meio de LEDs. Alguns frisos de inox também foram acoplados à área externa da carroceria, que incorporou a cor marrom como nova tonalidade. A parte de dentro recebeu head up display colorido (mostrador projetado em uma tela à frente do motorista), frequência de rádio em um display de 7 polegadas e revestimento dos bancos em couro e tecido. A área envidraçada se mantém ampla, reforçada pelo imenso teto panorâmico de vidro de 1,60 m².
De série, o carro oferece direção com assistência eletro-hidráulica, ar-condicionado automático de duas zonas, seis airbags, ABS, central multimídia com GPS, conectividade via Bluetooth e USB, freio de estacionamento elétrico automático, compartimento refrigerado no console central, acionamento automático dos faróis e do limpador de para-brisa e faróis de neblina.
As rodas são de liga leve com 17 polegadas calçadas por pneus 225/50. Em relação aos itens de segurança, além dos seis airbags com oito pontos de proteção, sendo dois frontais, dois laterais (que protegem o tórax e a bacia dos passageiros da frente) e dois do tipo cortina (para a cabeça dos passageiros da frente e de trás), o veículo ainda conta com freios ABS de última geração, ESP (Controle Dinâmico de Estabilidade), REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), AFU (Assistência a Frenagem e Urgência) e ASR (Assistência Anti-Derrapagem), sem contar os sensores de obstáculo traseiro.
Motor
O grande trunfo do crossover continua a ser o motor 1.6 16V Turbo High Pressure a gasolina, com bloco de alumínio, comando de admissão variável e balancins roletados. Este motor, que é bastante compacto, foi desenvolvido em parceria com a alemã BMW e equipa o esportivo RCZ e o sedã 508, além de versões do 308 e 408, e modelos da BMW e da Mini. Ele gera 165 cavalos de potência a 6 mil giros e torque de 24,5 Kgfm já a partir das 1.440 rpm. No 3008, o propulsor trabalha acoplado a um câmbio automático de seis velocidades, com opção de acionamento sequencial.
O jornalista viajou a convite da Peugeot
-
TSE acelera processo de Moro para julgamento sob comando de Moraes
-
A redenção dos “cancelados”: personalidades como Luciano Hang e Pablo Marçal se destacam na ajuda às vítimas no RS
-
Os juros e o preço da gastança sem fim
-
Levantamento aponta que mais de 300 mil casas foram atingidas pelas inundações no RS
Aposentados de 65 anos ou mais têm isenção extra de IR, mas há “pegadinha” em 2024
Esquerda não gostou de “solução” para o rombo compartilhada por Haddad; o que diz o texto
A “polarização” no Copom e a decisão sobre a taxa de juros
Bolsonaro 5 x 4 Lula: BC se divide sobre juros e indica rumo após saída de Campos Neto
Deixe sua opinião