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O para-choque foi redesenhado e o conjunto de luz ganhou iluminação em LED | Fotos: Divulgação/Peugeot
O para-choque foi redesenhado e o conjunto de luz ganhou iluminação em LED| Foto: Fotos: Divulgação/Peugeot

Ao volante

Desempenho esportivo e identidade familiar

Embora ficasse devendo uma câmara de ré e ajustes elétricos no banco do motorista, como se espera de um carro de R$ 100 mil, o interior do 3008 é de bom gosto. O console central é requintado e a parte superior do painel agradável ao toque. Os botões abaixo das saídas de ar, inspirados em comandos de aviões, reforçam a esportividade do modelo, assim como os bancos revestidos em tecido e couro. Cinco pessoas se acomodam com conforto no carro e contam com um grande espaço para a bagagem.

A posição para dirigir é elevada e o motorista conta a seu favor com uma ampla área envidraçada, inclusive com teto solar panorâmico que amplia a sensação de espaço interno. E embora tenha a carroceria elevada, o crossover se mostra bem equilibrado em curvas, como se fosse um esportivo.

Ficha técnica

Peugeot 3008

• Motor: 1.6 16V THP a gasolina

• Câmbio: Automático de 6 marchas

• Potência: 165 cv e 24,5 kgfm a 1.400 rpm

• Medidas: 4,36 m (comprimento) e 2,61 m (entre-eixos)

• Tanque: 60 litros

• Porta-malas: 562 litros

  • O interior recebeu head up display colorido e revestimento dos bancos em couro e tecido
  • A traseira recebeu lanternas em LED com formato triangular
  • O imenso teto panorâmico de vidro tem 1,60 m²

Menos de seis meses após ser lançado na Europa, o crossover 3008 da Peugeot chega às concessionárias brasileiras em junho com o visual renovado e um pacote recheado de itens de tecnologia. O modelo importado da França, que fez sua estreia em território nacional em 2010, será oferecido em versão única, o topo de linha Griffe THP, por R$ 99.990, R$ 10 mil a mais do que a versão anterior.

Tendo concorrentes de peso, como Hyundai iX35, Kia Sportage, Fiat Freemont e Chevrolet Captiva, o 3008 deverá ter uma média entre 70 e 100 unidades vendidas por mês até o fim de 2014. Embora classificado como um crossover por reunir características de automóveis e utilitários, o 3008 está inserido no mercado de SUVs. Segundo o diretor de Marketing, Frederico Battaglia, o segmento fechou 2013 com 75 mil unidades e tem projeção de crescimento de 8,4% neste ano.

Entre as principais mudanças do modelo estão o para-choque redesenhado, em que a grade e a entrada de ar incorporaram a linguagem visual dos carros mais recentes da marca. No conjunto de luzes, tanto faróis quanto lanternas receberam iluminação diurna por meio de LEDs. Alguns frisos de inox também foram acoplados à área externa da carroceria, que incorporou a cor marrom como nova tonalidade. A parte de dentro recebeu head up display colorido (mostrador projetado em uma tela à frente do motorista), frequência de rádio em um display de 7 polegadas e revestimento dos bancos em couro e tecido. A área envidraçada se mantém ampla, reforçada pelo imenso teto panorâmico de vidro de 1,60 m².

De série, o carro oferece direção com assistência eletro-hidráulica, ar-condicionado automático de duas zonas, seis airbags, ABS, central multimídia com GPS, conectividade via Bluetooth e USB, freio de estacionamento elétrico automático, compartimento refrigerado no console central, acionamento automático dos faróis e do limpador de para-brisa e faróis de neblina.

As rodas são de liga leve com 17 polegadas calçadas por pneus 225/50. Em relação aos itens de segurança, além dos seis airbags com oito pontos de proteção, sendo dois frontais, dois laterais (que protegem o tórax e a bacia dos passageiros da frente) e dois do tipo cortina (para a cabeça dos passageiros da frente e de trás), o veículo ainda conta com freios ABS de última geração, ESP (Controle Dinâmico de Estabilidade), REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), AFU (Assistência a Frenagem e Urgência) e ASR (Assistência Anti-Derrapagem), sem contar os sensores de obstáculo traseiro.

Motor

O grande trunfo do crossover continua a ser o motor 1.6 16V Turbo High Pressure a gasolina, com bloco de alumínio, comando de admissão variável e balancins roletados. Este motor, que é bastante compacto, foi desenvolvido em parceria com a alemã BMW e equipa o esportivo RCZ e o sedã 508, além de versões do 308 e 408, e modelos da BMW e da Mini. Ele gera 165 cavalos de potência a 6 mil giros e torque de 24,5 Kgfm já a partir das 1.440 rpm. No 3008, o propulsor trabalha acoplado a um câmbio automático de seis velocidades, com opção de acionamento sequencial.

O jornalista viajou a convite da Peugeot

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