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A avaliação começa na pista de crash-tests do Cesvi Brasil | Arquivo
A avaliação começa na pista de crash-tests do Cesvi Brasil| Foto: Arquivo

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Mais informações no site www.cesvi.com.br

  • Modelo da Peugeot obteve a melhor nota entre os hatches médios

Lançado no mercado brasileiro no início deste ano, o Peugeot 308 foi eleito o hatch médio com melhor tempo e mais baixo custo para reparo pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil). Os dados integram o Car Group, que classifica modelos de uma mesma categoria a partir da realização de testes de impacto (crash tests)dianteiro e traseiro. Depois de fazer os reparos necessários e uma análise individual das peças envolvidas, o Cesvi indica os resultados em uma escala que vai de 10 a 60: quanto melhor a reparabilidade, menor será o número do grupo de classificação do veículo.

O hatch da marca francesa obteve nota 22, que o posiciona 6 pontos à frente do segundo colocado (Nissan Tiida) e 10 pontos de vantagem em relação ao último (Citroën C4). De acordo com a entidade, a tendência é que os veículos com melhor classificação no ranking também tenham valores de seguro mais vantajosos, já que o custo do reparo é utilizado como base para a tarifação pelas seguradoras. A Peugeot informa que o carro tem preços competitivos também nas revisões. A primeira, aos 10 mil quilômetros ou um ano, tem preço fixo de R$ 234. A segunda, aos 20 mil km ou dois anos, tem tabela de R$ 331 e a terceira, aos 30 mil km ou três anos, sai por R$ 234.

Critérios

O trabalho de avaliação começa na pista de crash-tests do Cesvi Brasil. São realizados testes de impac­to de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repair), um conselho internacional de centros de pesquisa especializados em reparação automotiva e segurança viária.

Após cada impacto, o veí­­culo é levado a uma oficina-modelo, onde é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. Este estudo rende muitos trabalhos, como a elaboração do CAR Group.

A tabela contém veículos fabricados no Brasil e no Mercosul e veículos importados. E a sua atualização é feita periodicamente, conforme mais veículos novos tiverem sua reparabilidade estudada pelo Cesvi. Estão excluídos veículos fora de linha de produção, esportivos fora de série, picapes e utilitários com peso superior a 2.300 kg.

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