• Carregando...
Fabricado em El Palomar, na Argentina, o Peugeot chega em outubro às lojas com três configurações | Fotos: Divulgação/Peugeot
Fabricado em El Palomar, na Argentina, o Peugeot chega em outubro às lojas com três configurações| Foto: Fotos: Divulgação/Peugeot

Desempenho

Transmissão não dá trancos e reduz o consumo

Durante o test drive deu para perceber que a nova transmissão funciona sem trancos e permite que o motor funcione em rotações mais baixas ao trafegar em rodovias, proporcionando mais conforto aos ocupantes por conta do menor nível de ruído do propulsor e, principalmente, por reduzir o consumo de combustível.

O motor gera potência máxima de 151 cavalos a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 cavalos a gasolina) e o torque máximo alcança 22 kgfm a 4.000 rpm, também abastecido com o etanol (20 kgfm a 4.000 rpm no caso da gasolina). Conforme os dados divulgados pela Peugeot, nas acelerações de 0 a 100 km/h houve uma melhora de 1,4 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.

  • O interior do 408 é bem acabado e o carro oferece um pacote farto de itens de série. A nova transmissão é produzida pela companhia japonesa Aisin

Para ter mais apelo na briga direta com seus concorrentes no segmento de sedãs médios, o Peugeot 408 ganhou na linha 2014 uma uma nova transmissão automática de seis velocidades e teve a suspensão recalibrada. Fabricado em El Palomar, na Argentina, o carro começa a chegar às concessionárias em outubro com os preços de R$ 59.990 para a versão Allure manual; R$ 65.990 para o Allure automático; e R$ 73.990 para a configuração THP, com motor 1.6 turbo.

De acordo com os engenheiros da Peugeot, a principal novidade do 408, o câmbio automático de seis marchas produzido pela companhia japonesa Aisin, exigiu uma nova calibração do bloco de 2.0 litros de 16 válvulas, que rende até 151 cavalos de potência com etanol. A caixa AT6 oferece ainda o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. Ainda segundo a Peugeot, a transmissão segura as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança.

A suspensão traseira – composta por eixo rígido – recebeu novas buchas e calço de molas mais macio. O sedã agora é equipado também com pneus de baixo atrito para favorecer a economia de combustível, segundo a fabricante.

Itens de série

Entre os principais itens de série no 408 aparecem sensor de estacionamento traseiro, airbag duplo, freios com sistema ABS (antitravamento), faróis e lanternas de neblina, vidros e travas elétricos, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, direção eletro-hidráulica, controlador automático de velocidade, rádio CD-Player com MP3, USB, Bluetooth e entrada auxiliar, rodas de liga leve e volante multifuncional. A versão top de linha oferece ainda como opcionais faróis de xenônio autodirecionais e sensor de estacionamento dianteiro.

De acordo com o gerente de Marketing da Peugeot, Sérgio Davico, a marca francesa acredita que com estas mudanças as vendas do 408 deverão crescer. O carro, segundo ele, disputa espaço com o Honda Civic, Toyota Corolla, Renault Fluence, Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, Hyundai Elantra e inclusive o recém -lançado Citroën C4 Lounge, com quem compartilha plataforma e conjunto mecânico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]