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Entre os itens de série da versão XR 1.4 estão faróis com máscara negra, barras no contorno da cabine e pneus de uso misto | Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo
Entre os itens de série da versão XR 1.4 estão faróis com máscara negra, barras no contorno da cabine e pneus de uso misto| Foto: Roberto Massignan Filho/ Gazeta do Povo

Saiba Mais

Conheça mais sobre a nova picape leve da Peugeot:

- A versão Escapade, com visual aventureiro e pneus de uso misto, chega somente na opção com propulsor 1.6 flex de 113 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm de torque a 3.250 rpm.

- Além do Fiat Strada, Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e Ford Courier, a picape da Peugeot em breve terá uma nova concorrente. Trata-se da picape derivada do Chevrolet Agile, que deve chegar até o fim do ano.

- A denominação Hoggar (nome de uma cadeia de montanhas no deserto do Saara, na África) foi herdado de um conceito da marca apresentado anos atrás em uma das edições do Salão de Paris.

- Somente em 2009 foram vendidas mais de 534 mil unidades de comerciais leves no país, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Ausência de itens de segurança

Seu motor 1.4 flex de 82 cv a 5.250 rpm (álcool) e 12,8 kgfm de torque (força) a 4.000 rpm sofre um pouco para vencer trechos mais ín­­gremes, mesmo sem carga na ca­­çamba e com o ar-condicionado des­­ligado. Porém, não decepciona em arrancadas ou ultrapassagens. Já a suspensão aguenta bem os impactos de lombadas, emendas na pista, vias de paralelepípedo e buracos.

O espaço interno é amplo e acomoda bem os dois ocupantes. O vão entre os bancos e a caçamba é suficiente para acomodar malas de porte pequeno. O condutor po­­de estranhar inicialmente a localização do acionador dos vi­­dros elétricos,que está instalado no console entre os dois bancos e não nas laterais da porta.

Um dos pontos questionados da picape é o que se refere a segurança. O air bag é disponível apenas na versão Escapade e o sistema de freio ABS não é oferecido nem co­­mo opcional nas três versões. O presidente da Peu­­geot do Brasil, Guil­laume Couzy, justificou a falta des­­tes itens de segurança dizendo que se trata da primeira fase do carro e os engenheiros irão começar a trabalhar sobre o ABS para a segunda fase do modelo. Até porque o item será obrigatório a partir de 2014. Ainda conforme o executivo, a picape da Peugeot não terá versão de cabine dupla para en­­frentar o Fiat Strada.

  • Interior diferenciado no top de linha (Escapade) e air bag como opcional
  • Traseira quadrada e recortes no para-choque reforçam o visual. O estepe é posicionado embaixo do veículo
  • Ar-condicionado, vidros elétricos e travamento das portas são opcionais na X-Line
  • Caçamba da picape comporta até 742 kg de carga útil ou 1.151 litros
  • A versão Escapade conta com motor 1.6 Flex de 113 cv a álcool e 110 cv a gasolina

A Peugeot está lançando a picape Hoggar que começa a chegar nas concessionárias a partir de 15 de maio. Primeiro utilitário compacto da marca desenvolvido no Brasil e com o nome herdado de um carro-conceito da marca, o Hoggar será oferecido em três versões de acabamento (X-Line, XR e Escapade) e duas motorizações flex: 1.4 (equipa as duas primeiras) e 1.6 (a última). Os preços sugeridos da picape partem de R$ 31.400 (X-Line); R$ 35.350 (XR) e R$ 43.500 (Escapade).

Desenvolvido a partir da plataforma do 207 nacional, o Hoggar possui caçamba com capacidade para 742 kg de carga e 1.151 litros de volume de bagagem. O modelo também agrega parte da base da van comercial Partner na traseira, o que o deixa mais largo nesse ponto. O compartimento de carga ainda possui dez pontos para amarração, sendo seis ganchos fixos (três em cada lado) e mais quatro na porção interna. Há ainda a possibilidade de retirar a tampa traseira para facilitar o transporte de objetos maiores. E o me­­lhor de tudo é que as caixas de ro­­da não invadem o assoalho.

Como os concorrentes do Hoggar são bons de briga, a Peugeot optou por um design que fique entre o gosto aventureiro e o conservador. A meta é conquistar 10% das vendas no segmento (a expectativa inicial é vender 11 mil unidades neste ano de estreia). Assim, a frente do 207 e a traseira mais quadrada, com diferencial nas barras instaladas no alto da cabine e os detalhes na tampa da caçamba, podem atrair adeptos de seus concorrentes Fiat Strada, Chevrolet Montana, Volkswagen Saveiro e Ford Courier.

Avaliamos inicialmente a versão intermediária XR 1.4, que deverá corresponder a 60% das vendas, de acordo com a fabricante. Entre os itens de série deste modelo estão faróis dianteiros com máscara negra, duas barras longitudinais no contorno da cabine, pneus de uso misto e relógio digital no painel. Sua posição de dirigir é confortável, o amplo para-brisa e os quatro vidros laterais possibilitam uma boa visão frontal. A altura da caçamba e o tamanho do vidro traseiro também ajudam o motorista a ter noção exata das dimensões do carro.

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O jornalista viajou a convite da Peugeot.

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