• Carregando...
Fabricado na Austria, o carro terá 17 mil unidades produzidas inicialmente por ano | Divulgação
Fabricado na Austria, o carro terá 17 mil unidades produzidas inicialmente por ano| Foto: Divulgação

Elciego (Espanha) - Para a Europa o prazer custa entre 27 e 30 mil euros. Para o Brasil ainda não há preço. Estamos falando do Peugeot RCZ, um esportivo compacto 2+2, que será lançado no segundo semestre na Europa e só em 2011 no Brasil. Isto, no entanto, não impediu que o carro pudesse ser acelerado por mais de 300 quilômetros em trechos sinuosos e rodovias de alta velocidade, entre as cidades de Elciego e Rioja, região vinícola da Espanha, a 150 quilômetros de Bilbao. Depois de ter sido apresentado como carro-conceito em 2007 no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o carro tomou formas definitivas para celebrar os 200 anos da marca e afirmar suas novas diretrizes voltadas para a esportividade e baixas emissões de poluentes. Fabricado na Austria, o carro terá 17 mil unidades produzidas inicialmente por ano. E as 200 primeiras feitas para promover o seu lançamento mundial foram vendidas em menos de cinco dias.

Conforme os executivos da marca, o cupê será disponibilizado inicialmente em quatro versões. A opção avaliada e que certamente irá para o Brasil é a equipada com motor 1.6 THP, feito em conjunto com a BMW, que fornece nada menos do que 200 cv e 28kgfm de força. Acoplado a um câmbio manual de seis velocidades, ele faz com que o cupê atinga três dígitos no velocímetro em 7s5, além de alcançar uma velocidade máxima de 235 km/h (um verdadeiro bólido).

Como todo carro tope de linha, o RCZ oferece sistesmas de freio ABS (antitravamento das rodas), controle de estabilidade (ESP), ASR (controle de tração), lanternas de led, airbags frontais e laterais, som com MP3 e sistema Bluetooth, sistema hill start (que não permite o carro recuar nas saídas em aclive), faróis Bi-Xenos direcionais, sensor de estacionamento e sistema de navegação 3D com 40 gb de espaço para armazenamento de músicas, vídeos e fotos, entre outros. Como grande novidade (pena que só funcione na Europa) - o sistema Peugeot Connect SOS. Caso ocorra alguma pane no veículo ou acidente, basta apertar um botão que o carro será localizado automaticamente e os meios de socorro adequados serão enviados de imediato. E o mais importante de tudo é que este serviço é gratuito.

O jornalista viajou a convite da Peugeot

Leia mais sobre o RCZ no caderno do Automóvel de domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]