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Oficialmente, as vendas da inédita picape Troller Pantanal começam apenas no fim deste mês. Mas a concessionária Trilha Eurocar, de Curitiba, já recebeu na semana passada as primeiras unidades do utilitário médio, que estão sendo entregues a uma empresa estatal do Paraná. Voltada para os "órfãos" de modelos "pé de boi", como o Toyota Bandeirantes, a Pantanal é um veículo robusto e com um acabamento simples.

Sua robustez já se faz presente no visual. Destacam-se na frente os imensos faróis e uma grade com quatro feixes horizontais. Na parte traseira, as lanternas redondas formam um conjunto vertical. Por dentro, muita simplicidade e espaço para três ocupantes (existe o projeto de oferecer no futuro uma versão cabine dupla). São de série direção hidráulica, predisposição para som e banco bipartido (1/3 + 2/3). Opcionalmente, o utilitário pode receber ainda ar-condicionado, conjunto elétrico e rodas de liga leve.

Para agüentar o trabalho duro em qualquer terreno, a Pantanal possui uma carroceria de resina poliéster reforçada com fibra de vidro, que é montada sobre chassi de aço com longarinas de perfil retangular. Além disso, a suspensão é formada por molas helicoidais, amortecedores de dupla ação e barras estabilizadoras (dianteira) e feixe de molas de duplo estágio e amortecedores de dupla ação(atrás). Na hora da compra, o cliente poderá optar pelas versões 4X2 (disponível em fevereiro) e 4X4 com reduzida (que chega no fim deste mês).

Para empurrar as 2,3 toneladas da picape média feita no Ceará, a Troller optou pelo já conhecido motor eletrônico turbodiesel que oferece 163 cv a 3.800 giros e um torque máximo de 38,8 kgfm entre 1.600 e 2.200 rpm – é o mesmo propulsor que equipa do jipe T4. Mas há duas mudanças na parte mecânica do veículo em relação ao T4: a troca de tração na versão 4X4 é feita através de uma alavanca junto ao câmbio manual (no jipe há um botão no painel) e o freio de mão é do tipo pedal no lado esquerdo do volante (no T4 é do tipo alavanca, entre os bancos da frente, igual ao dos carros de passeio). Os instrumentos, por outro lado, são iguais nos dois veículos.

Quanto ao preço da Pantanal, o veículo vai custar entre R$ 72 mil e R$ 74 mil, em Curitiba. Haverá opção de versão com caçamba e apenas chassi.

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