Sabia que o pneu é responsável por até 20% do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de CO2 de um veículo devido à sua resistência ao rolamento? Pensando nisso, os fabricantes têm investido milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de produtos que ofereçam menor atrito ao solo e que melhorem a interação entre o perfil do pneu, composto e desenho da banda de rodagem.
As marcas de pneus Pirelli e Continental, que estão instaladas no Brasil, apresentaram novos produtos ditos verdes, que prometem melhor consumo, maior quilometragem, menor atrito com o solo e deformação reduzida. Esse diferenciais proporcionam ganho de desempenho em pista seca e ainda mais no piso molhado, utilizando de tecnologias e componentes semelhantes nos produtos das duas marcas. A primeira trouxe as versões "verdes" Cinturato P1, Cinturato P7 e Scorpion Verde All Season, que integram a família Green Performance. Já a Continental lançou o ContiPowerContact, voltado para a economia de combustível.
A Pirelli aponta para a diminuição de até 10 gramas por quilômetro quadrado nas emissões de CO2 ou 160 mil gramas para um veículo que roda 20 mil quilômetros anualmente. Seria um volume equivalente ao de mais de 100 garrafas PET a menos de poluição diária por carro. "Se toda a frota nacional utilizasse pneus verdes, seriam 1.600 estádios do Maracanã cheios de CO2 a menos por ano", exemplifica Roberto Falkestein, diretor de pesquisa da Pirelli para a América Latina.
A nova linha "verde" da marca foi projetada com sulcos longitudinais profundos, que servem para aumentar a drenagem da água, e reforços nos ombros externos, que otimizam aderência lateral em todas as condições de asfalto, proporcionando melhor segurança em superfícies molhadas. Os povos pneus terão preços de 3,5 a 5% superiores aos seus equivalentes das linhas atuais a partir de R$ 195 para o Cinturato P1, de R$ 362 para o Cinturato P7 e de R$ 357 para o Scorpion Verde All Season.
Continental
O ContiPowerContact, lançado pela Continental, consegue a economia de combustível por meio de um desenho exclusivo próximo aos sulcos dos pneus que otimizam o contato dos blocos com o solo, principalmente nas frenagens.
Além de contar com o já conhecido indicador TWI, que dá ao motorista um aviso do momento no qual ele deve pensar em trocar os pneus, o ContiPowerContact tem o TWI Wet, sistema semelhante de medição dos pneus, mas que mostra quando os pneus não são mais adequados a pisos molhados. Desenvolvido na Alemanha, como todos os outros produtos da marca, o novo pneu chegará em medidas para aro 13", 14", 15" e 16", com valor próximo a R$ 200.
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