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Ford Ka:O modelo já se posiciona entre os cinco carros mais licenciados no país. Foi eleito o ‘carro do ano’ nas premiações da Auto Esporte, da Americar e da Abiauto – as duas últimas associações que reúnem a imprensa especializada. A nova geração, que estreou em setembro, deu ao compacto um design moderno, o motor 1.0 mais potente da categoria e itens de segurança e tecnologia inovadores para o segmento. O bloco de mil cilindradas e com três cilindros rende 85 cv, enquanto que o 1.5 gera 110 cv. Os preços começam em R$ 35.990 (hatch) e R$ 38.990 (sedã) | Divulgação/Volkswagen
Ford Ka:O modelo já se posiciona entre os cinco carros mais licenciados no país. Foi eleito o ‘carro do ano’ nas premiações da Auto Esporte, da Americar e da Abiauto – as duas últimas associações que reúnem a imprensa especializada. A nova geração, que estreou em setembro, deu ao compacto um design moderno, o motor 1.0 mais potente da categoria e itens de segurança e tecnologia inovadores para o segmento. O bloco de mil cilindradas e com três cilindros rende 85 cv, enquanto que o 1.5 gera 110 cv. Os preços começam em R$ 35.990 (hatch) e R$ 38.990 (sedã)| Foto: Divulgação/Volkswagen
  • Toyota Corolla:O preço salgado e um pacote apenas razoável de itens de série colocaram em dúvida se a nova geração do Corolla voltaria a ser o líder de vendas entre os sedãs médios. A prática mostrou que sim. O carro chegou em março e de lá pra cá emplacou uma média mensal de 6,1 mil unidades (contra 4,3 mil do Honda Civic), volume considerável levando em conta que o três volumes parte de R$ 67 mil e vai a R$ 93 mil no topo Altis. O sedã estreou a transmissão CVT Multidrive, que simula sete marchas e substitui o antigo câmbio automático de quatro velocidades
  • Honda Fit:A terceira geração do Fit fez a vendas dobrarem de 2,5 mil para 5 mil carros/mês. Salvo o emblema na grade frontal e a carroceria maior, nada mais sobrou do antecessor na aparência. O carro ganhou um desenho que o rejuvenesceu alguns anos. Os preços vão de R$ 49.900 a R$ 65.900. Destaque para a troca do motor 1.4 flex, de 101 cv, pelo 1.5 flex, de 116 cv, e o retorno do câmbio CVT
  • VW Saveiro Cabine Dupla:A Volks apresentou em agosto a Saveiro cabine dupla para fazer frente à terceira porta da Fiat Strada. A versão deu um incremento de 11% ao emplacamento do modelo, que detém 29,80% do mercado contra 56,61% da líder. Sob o capô, o motor 1.6 flex de 104 cv nas versões Trendline e Highline e novo bloco 1.6 flex de 120 na Cross. Os preços variam de R$ 47.490 a R$ 59.990
  • Renault Sandero:A fama de ‘patinho feio’ ficou para trás. A nova geração do hatch já figura entre os dez carros mais licenciados do país. A mudança visual se estendeu também para o Logan, que viu as vendas dobraram . Os motores continuam os mesmos: 1.0 (80 cv) e 1.6 (106 cv), acoplados ao câmbio manual de cinco marchas e ao novo automatizado Easy’R. Preços variam de R$ 29.890 a R$ 51.340
  • Kia Soul:Quando chegou ao país, em 2009, o crossover saía por R$ 55 mil. A nova geração desembarcou em agosto ao preço de R$ 92,9 mil. A alta o posicionou para brigar com Mini Cooper, Audi A1 e Mercedes Classe A. Segundo a Kia, só de novos equipamentos o custo do carro deu um salto de R$ 10 mil. Para quem já vendeu 25.837 unidades em 2011,este ano é para esquecer, pois não chegará a 600 exemplares
  • Mercedes-Benz CLA: A novidade alemã veio disposta a incomodar o mercado de sedãs, prometendo um preço abaixo dos R$ 100 mil. A ideia da marca era roubar clientes do Toyota Corolla, Ford Fusion e Hyundai Azera e também brigar com o rival Audi A3 Sedan. Porém, o modelo de estreia foi oferecido a R$ 150 mil e hoje a linha começa em R$ 128 mil. Nas ruas, quase não se vê o carro
  • JAC J3:Enquanto a JAC Motors não inaugurar sua fábrica na Bahia (prevista só para 2016) e um novo modelo de entrada começar a ser produzido por lá, a chinesa terá de amargar um desempenho tímido do seu J3. Nem mesmo o novo motor 1.5 Jet Flex, de bons 127 cv, foi capaz de melhorar o emplacamento do modelo. A média é de 150 veículos/mês. O preço começa em R$ 39 mil
  • VW up!:A projeção da marca era transformar o up! no seu principal produto, com volume de vendas superior a 100 mil carros/ano. Mas, em fevereiro irá completar 1 ano de mercado com cerca de 70 mil unidades emplacadas. O curioso é que o modelo possui recursos para ir mais longe, como nota máxima em segurança, espaço interno, boa dirigibilidade e um consumo de combustível exemplar. O motor 1.0 de três cilindros, de 82 cv, tem ótimo desempenho
  • Nissan March:Produção local, histórico de grande procura à época do lançamento em 2011, componentes modernos embarcados e um novo visual, mais antenado com o estilo europeu. O pacote de atributos do New March não foi suficiente para fazer o ‘primeiro popular japonês no Brasil’ deslanchar nas vendas. Mantém a média de 2 mil unidades/mês do período de importação do México. Os preços variam de R$ 31 mil a 43 mil, nos motores 1.0 (74 cv) e 1.6 cv (111 cv)

Apesar de o mercado automotivo registrar uma queda de 8% nas vendas em relação a 2013, o ano foi farto para o motorista que desejava colocar um lançamento na garagem. De popular a esportivo de luxo, novidades não faltaram para os diferentes estilos e bolsos. E como sempre, alguns modelos caíram na graça do consumidor e outros ficaram aquém da expectativa projetada pela marca. O novo Ford Ka foi o carro de 2014. Ele sacudiu o segmento de compactos. Renault Logan, Honda Fit e Toyota Corolla também tiveram motivos para comemorar com as novas gerações. Em contrapartida, o VW up! chegou com a promessa de brigar pelo topo do ranking , no entanto fechará o anofora do ‘top 10’. O mesmo cenário se repete com o Nissan March, que ganhou cidadania nacional. O hatch não conseguiu repetir o sucesso de quando desembarcou no Brasil, em 2011, com a pompa de ter sido o primeiro carro popular japonês no país. Confira os modelos que estrearam com tudo e os que ficaram devendo neste ano:

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