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A prova paranaense valerá também como etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Regularidade | Divulgação
A prova paranaense valerá também como etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Regularidade| Foto: Divulgação
  • Imagem promocional do evento com uma foto tirada em 1939. No minicarro Luiz Gil de Leão Filho e Marilu Leão Bley, pai e tia de Luiz Gil de Leão Neto, um dos organizadores da disputa

"Carro antigo não é imóvel para ficar guardado na garagem como se fosse um quadro na parede!" A convicção de Luiz Gil de Leão Neto, diretor técnico do Museu do Automóvel de Curitiba, foi um dos combustíveis que impulsionaram a entidade, juntamente com a Federação Brasileira de Automóveis Antigos (FBVA), a organizar o 1.º Rallye Paranaense de Veículos Históricos. A competição ocorre neste sábado, com largada no Autó­dromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, a partir das 9 horas. A disputa será de regularidade, portanto, velocidade e potência são requisitos que menos interessam.

Na visão de Luizinho, como Leão Neto é mais conhecido no meio antigomobilista, há um incentivo maior ao dinamismo no culto ao carro do passado, que até então ficava bastante restrito a exposições estáticas, e geralmente em ambientes fechados. "É raro ver veículos antigos pelas ruas de Curitiba, mesmo a cidade possuindo o segundo maior acervo (do gênero) do Brasil", observa.

Ele diz que ainda há resistência de muitos colecionadores em rodar com o seu clássico, especialmente por longos trechos. "Eles temem que o veículo vá enguiçar, quando, na verdade, deixá-lo parado em casa é que pode se danoso", argumenta Luizinho, que participará do rali com um Jaguar E-Type 1968.

A constatação de que o colecionador está trocando as garagens pelas ruas foi o encerramento antecipado das inscrições. "Superou as expectativas. Os participantes estão motivados", destaca o diretor.

A prova paranaense passa a integrar o calendário do Campeonato Brasileiro de Regularidade, organizado desde 2009 pela FBVA. Será a etapa de abertura do nacional, que também terá etapas em Porto Alegre, São Paulo e Fortaleza. "Prova­vel­men­­te teremos uma nova edição aqui em 2014 (seguindo um rodízio com outras cidades)", adianta.

Ao todo são 65 competidores com modelos das décadas de 1950 a 1980. Destes, 20 virão de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. "Com exceção de dois veículos que serão transportados em carretas, os demais chegarão rodando a Curitiba vindos de seus locais de origem", revela.

Os concorrentes sairão do autódromo em intervalos de 1 minuto, descendo pela Estrada da Graciosa em direção ao litoral. Lá participam de um almoço no Iate Clube de Caiobá e retornam à capital pela BR 277. A chegada do primeiro veículo está prevista para as 17 horas, no Mu­­­seu do Automóvel, no Parque Ba­­­ri­­güi, onde os carros ficarão expostos para a visitação do público (entrada franca). No mesmo local, às 20h30, acontece a entrega das premiações. Mais informações: www.rallyehistoricopr.com.br ou www.fbva.org.br.

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