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O piso não é dos melhores e mais confiáveis para se guiar um carro. Mas esse fato tornou a façanha alcançada pela Bentley, no início deste mês, um feito ainda mais desafiador. Com a marca de 321,65 km/h, cravados por um cupê Continental GT, o fabricante britânico é a novo recordista de velocidade sobre o gelo. A quebra do recorde foi registrada sobre um trecho congelado do mar que banha a costa da Finlândia, de cerca de 10 quilômetros de extensão. Até então, a Bugatti era a detentora do título com a marca de 296,34 km/h, atingida por um EB110 no mesmo local.

Energia limpa

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que comanda a F-1, anunciou na semana passada que vai adiar em um ano o início do uso de energia limpa nas corridas, que estava previsto para 2010. A entidade quer que os carros tenham recuperadores de calor em seus motores para reaproveitar a energia gasta. O novo sistema só deve ser adotado depois que os bólidos a serem usados em 2011 forem definidos. Os novos propulsores também devem receber turbo, tecnologia flex e limite de fluxo de combustível.

Um Volks na água

Quem já andou de barco pelos canais de Veneza tem boas chances de ter navegado com a ajuda de um motor náutico da Volkswagen. Cerca de 25% das embarcações que circulam pela cidade italiana usam propulsores fabricados pela Volkswagen Marine, um empresa criada há cinco anos. Esses motores são produzidos em Salzgitter, na Alemanha, na mesma fábrica de onde sai os propulsores do Volkswagen Touareg, Bentley Continental e Bugatti Veyron. A Volkswagen Marine tem planos de expandir seus negócios para o Brasil, mas ainda não tem previsão de quando isso irá ocorrer. Hoje, a empresa produz motores diesel de 40 cv a 225 cv.

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