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Apesar da marca francesa ter promovido, no ano passado, retoques visuais no Clio, é o inédito propulsor 1.0 bicombustível de 76/77 cv que tem a missão de dar um fôlego extra ao modelo, que compete no disputado segmento de compactos.

A nova cara do Renault Clio agrada, mais limpa e sem tantos traços. O "face lift" (leve plástica) deu ao modelo um visual mais moderno. Nada, no entanto, que se compare a nova geração do compacto já à venda na Europa. Alguma chance dele ser feito por aqui? Vamos saber, até o fim deste mês, quando o presidente mundial da marca, o brasileiro Carlos Ghosn, vai revelar o planejamento mundial da Renault para os próximos anos, inclusive para a subsidiária brasileira.

Mas voltando ao atual Clio brasileiro, as principais mudanças na linha 2006 ocorreram na frente. O modelo – tanto o hatch quanto o sedã avaliado – recebeu um pára-choques mais homogêneo, com três grandes aberturas na parte posterior. Além disso, os faróis ganharam novas lentes. Na traseira, além do inédito pára-choques, para onde se deslocou a placa; a tampa do porta-malas ganhou abertura embutida no logotipo da marca.

O interior também sofreu mudanças. A mais bem vinda foi a transferência do acionamento dos vidros elétricos do console central para as portas. Quem está dirigindo agradece. Detalhes do painel de instrumentos e materiais de acabamento também ganharam atualizações.

Além da renovação visual, o Clio 2006 também passa a contar com um inédito motor bicombustível. São 76 cavalos com gasolina (a mesma potência do antigo propulsor) e 77 com álcool, ambos a 6.000 giros. Já o torque (força) passou de 9,7 kgfm para 10 kgfm e 10,2 kgfm a 4.250 rpm (gasolina e álcool, respectivamente). Esses números, inclusive, ajudaram a melhorar o desempenho do compacto, que agora alcança 167 km/h. Assim, o Clio continua demonstrando desempenho satisfatório. Na cidade, o veículo não pede constantes reduções de marchas.

Em Curitiba, o Clio Sedan avaliado custa a partir de R$ 29.940, apenas com ar-quente e air-bag duplo. Já a versão intermediária, com ar-condicionado, direção e conjunto elétrico, sai por R$ 37 mil. O modelo completo, inclusive com computador de bordo, rodas de liga leve e faróis de neblina, custa R$ 45 mil. As mesmas versões, na carroceria hatch, custam R$ 2 mil a menos.

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