O Kadjar, posicionado na Europa acima do Captur, deverá emprestar a plataforma para o desenvolvimento do inédito crossover. | Foto:

Não basta a Renault ter dois SUVs, o DusterCaptur, com mais um terceiro a caminho, o Koleos. A marca revelou seus planos até 2022 e ele inclui o desenvolvimento de mais um crossover, feito para os países emergentes, mais especificamente Brasil, China, Coreia do Sul e Rússia. 

CARREGANDO :)

Não há detalhes sob o modelo, exceto de que é chamado de C-SUV, segmento dos carros chamado de compactos no resto do mundo, mas que aqui são considerados médios.

LEIA MAIS: Renault lançará três modelos derivados do Kwid

Publicidade

Alguns sites, como o Indian Autos Blog (que divulgou a imagem do plano da Renault), aposta no SUV baseado no Kwid, uma das três variantes que a marca prometeu para o subcompacto. 

No entanto, seria um modelo pequeno demais para estar no segmento C global. A aposta mais segura é que sigam a mesma estratégia do Captur, que foi adaptado para os países emergentes.

O Kadjar, posicionado na Europa acima do Captur, deverá emprestar a plataforma para o desenvolvimento do inédito crossover. 

“Nossa estratégia global é baseada na expansão da linha do Kwid indo de um para quatro modelos, a renovação do Logan e Sandero, a nova geração do Duster, e um novo SUV do segmento C para o futuro”, ressaltou Stefan Mueller, chefe de produção da Renault, durante a apresentação da estratégia Drive The Future.

O veículo mais óbvio na lista seria o KadjarSUV posicionado acima do Captur europeu tanto em preço quanto em tamanho. Mede 4,45 metros de comprimento, contra os 4,12 m do Captur (que na Europa usa a plataforma do Clio IV). 

Publicidade

Com este tamanho, tem porte semelhante ao do Jeep Compass, tornando-se um modelo para entrar em um segmento que não participam – o Koleos é bem maior, com 4,67 m, e virá mais caro por ser importado somente na versão topo de linha.

LEIA MAIS: Dez carros com controle de estabilidade mais baratos no Brasil

Será um pouco mais trabalhoso, já que não poderia apenas aproveitar a plataforma B0 do Duster, como já foi feito com o outro utilitário. A solução é o uso da base modular CMF, que já começou a ser utilizada no Brasil na versão CMF-A, a arquitetura do Kwid. O Kadjar europeu já é montado dessa forma, com a CMF-CD. 

 A motorização será outro problema para resolver. Como está em um segmento acima, utilizar novamente o 1.6 e 2.0 que já aparecem no DusterCaptur poderia atrapalhar na hora de convencer o comprador de que é um modelo de um segmento acima.

O Kadjar, posicionado na Europa acima do Captur, deverá emprestar a plataforma para o desenvolvimento do inédito crossover. 
Publicidade

Na Europa, o Kadjar tem apenas um motor a gasolina, o 1.2 turbo de 131 cv. Rumores falam que a Renault já trabalha para fabricar os motores TCe no Brasil, na forma do 1.3 flex e que pode chegar a 170 cv de potência.