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Pesquisa

"Indestrutível"

Em pesquisa realizada pela revista francesa l’Automobile Magazine em fevereiro último, o Renault Logan aparece no topo da lista dos modelos compactos com maior índice de qualidade e confiabilidade.

A revista afirma que o modelo é "indestrutível", devido a robustez, boa qualidade de fabricação e a grande confiabilidade do conjunto mecânico e da parte eletrônica que o Logan possui.

A Renault divulgou na semana passada as primeiras imagens oficiais do Logan que está sendo produzido no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. O modelo, que será lançado na primeira quinzena de junho, se destaca pelas suas amplas dimensões externas, que segundo a montadora, supera todos os sedãs compactos vendidos no Brasil.

De acordo com a Renault, o Logan mede 2,63 metros de entreixos, 1,74 m de largura e 1,52 m de altura. Tomando a primeira medida como base de comparação, o sedã da Renault supera o Chevrolet Corsa Sedan em 13,9 centímetros. No quesito medida de entreeixos, o modelo deixa alguns sedãs médios para trás, como o Toyota Corolla, o Chevrolet Astra e o Ford Focus Sedan. O fabricante francês afirma ainda que em termos de altura, o Logan só perde para o Mégane, outro sedã da marca.

Com porta-malas com capacidade de 510 litros, o novo sedã Renault vem para brigar diretamente pelos consumidores do Fiat Siena, Ford Fiesta Sedan, Chevrolet Prisma e Classic e até com seu companheiro de marca, o Clio Sedan. O carro também dará início a uma família com versões hatch, perua e picape.

O Logan será equipado com motores flex 1.0 16V e 1.6 16V, que desenvolvem, respectivamente, 76 cv (G)/77 (A) cv e 110 cv (G)/115 (A) cv de potência. Ao contrário do que se especula, o modelo não deverá ter o de menor preço da marca que atualmente está oferecendo o Clio hatch, duas portas, motor 1.0, na versão Authentique, por R$ 24.990.

Exportação

Lançado em 2004, o sedã que é voltado para os mercados emergentes, já está sendo fabricado na Índia, Rússia e há estudos para produzi-lo também na África do Sul. Atualmente, o Logan é comercializado em 51 países. Também já está confirmado que o modelo, fabricado no Paraná, será vendido no México com a marca Nissan. A decisão de modificar a marca do carro se deve à forte presença da Nissan no México, onde a marca francesa tem menor tradição.

A exportação deve beneficiar a Renault brasileira assegurando maior volume de produção e conseqüente redução nos custos. A fábrica do Paraná pode produzir mais de 100 mil Logans por ano, além dos outros modelos que já fabrica, o Clio e o Mégane.

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