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São Paulo – O novo presidente da Renault do Brasil e diretor geral da divisão Mercosul, Jérôme Stoll, confirmou que a fábrica de São José dos Pinhais, na região da Grande Curitiba, irá produzir uma versão hatch do Logan em 2008 para o mercado nacional e depois para outras partes do globo.

O Logan hatch é um dos cinco novos carros que a Renault produzirá no país até 2009. Antes disso, ainda este ano, chega ao mercado o Mégane Grantour, perua inspirada no sedã de mesmo nome, que fará a sua estréia no Salão do Automóvel de São Paulo. No ano que vem, será a vez da empresa lançar a versão de três volumes do Logan, já disponível na Europa. Em 2009, a marca passará a produzir mais dois modelos, um deles também baseado na plataforma do Logan, que poderá ser um jipinho. Ainda em relação aos atuais modelos da Renault, o executivo informou que a montadora está pensando em substituir o Scénic – pois atua em um segmento que está em baixa no país. "Mas isso ainda não foi decidido", afirmou. Ele também assegurou que mesmo com a chegada do Logan, o Clio será mantido e negou que a empresa vá transferir a produção do Clio para a Argentina, embora tenha admitido que o país vizinho, neste momento, é mais competitivo que o Brasil, por conta do câmbio desfavorável.

Os novos carros da Renault fazem parte de um plano de crescimento da marca para os próximos três anos, que prevê um pacote de investimentos de US$ 360 milhões, com o objetivo de dobrar as vendas da marca no país para 106 mil unidades até 2009. A meta da empresa é alcançar uma participação de 5,9% do mercado nacional. Outro item da estratégia de crescimento da companhia é a negociação para reduzir custos de peças com fornecedores locais. Segundo o executivo, a meta da empresa é alcançar uma diminuição de 25%. Jérôme disse ainda que a Renault tem como plano atingir o patamar de 90% de sua peças com produção nacional.

A empresa pretende ainda elevar a rede de concessionárias da marca das atuais 150 lojas para 176 unidades, até 2009.

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