• Carregando...
Os modelos levam de 26 litros até 52 litros. Os bauletos são divididos basicamente em dois grupos: os que levam um capacete fechado e outros que transportam dois capacetes fechados | Gustavo Epifânio/Agência Infomoto
Os modelos levam de 26 litros até 52 litros. Os bauletos são divididos basicamente em dois grupos: os que levam um capacete fechado e outros que transportam dois capacetes fechados| Foto: Gustavo Epifânio/Agência Infomoto
  • Uma das opções disponíveis no mercado é o top case, um bauleto mais reforçado e muitas vezes feito em alumínio
  • Capacidade de carga varia

Tempos atrás, quando se pensava em instalar baú ou bauleto na moto, duas figuras vinham a mente. A primeira do moto-frete com um baú enorme para entregas ou uma big trail pronta para uma longa viagem. Hoje, porém, os baús se tornaram mais baratos e bonitos, além de caírem no gosto de quem usa a moto no dia a dia pela sua praticidade. Nos gran­­des centros urbanos é possível ver motos desde 250 cc e até scooters com baús ou bauletos. Mesmo quem pensa que o acessório contrasta com o design de algumas motos, acaba seduzido pelo apelo de ter um "porta-malas".

Se você cansou de levar o ca­­pa­­cete na mão toda vez que vai ao shopping, não quer mais ter que pilotar com uma mochila nas costas ou acha desagradável prender objetos com elástico (ara­­nha) na moto, talvez seja a hora de pensar em comprar um baú. Porém, com tantas marcas, modelos e tamanhos é comum o motociclista ficar perdido. Qual é o volume ideal para minha mo­­to? Qual marca escolher? Quanto de peso posso colocar no baú? São perguntas freqüentes na hora da compra. Fomos pesquisar para ajudar você a responder perguntas desse tipo.

Antes de entrar nesse mundo é interessante aprender como são chamados os diferente acessórios para levar sua bagagem na moto. Popularmente, baú são aqueles grandes e usados por moto-frete. Bauletos são baús me­­­­nores, normalmente usados em viagens e no dia a dia. O top case é normalmente um bauleto mais reforçado e muitas vezes fei­­to em alumínio. Por último, os alforjes são bolsas de tecido que ficam presas nas laterais da mo­­to. Há ainda as malas laterais rígidas.

A primeira pergunta a ser feita na hora da compra é: a sua mo­­to tem bagageiro? Algumas mo­­to­­cicletas já vêm de fábrica com este item como, por exemplo, a Honda XRE 300, Suzuki DL1000 V-Strom e BMW G 650 GS. Na ho­­ra de comprar o bagageiro, escolha um apropriado para seu mo­­delo. Preste atenção na qualidade do material e também nos pon­­tos de fixação. Procure escolher bagageiros que não alterem a originalidade da sua moto e não necessitem de fu­­ros adicionais.

O bagageiro, as­­sim como o bauleto, tem uma capacidade má­­xima de carga. É im­­portante respeitar esse limite para não comprome­­ter a estrutura do conjunto. Com o bagageiro devidamen­te instalado é hora de escolher o bauleto.

Do tamanho certo

Segundo os proprietários de lo­­jas especializadas em acessórios para viagens, o ideal é procurar por produtos de boa qualidade. As marcas mais conceituadas do mercado são Givi e a Shad, que dão garantia para seus produtos, o que é fundamental.

Por isso, desconfie de preços baixos demais.

Existem modelos que não po­­dem ser retirados da moto, comprometendo a praticidade. É importante verificar também a fixação, a facilidade de abertura da tampa superior e a segurança da trava. Em alguns modelos com apenas uma chave é possível abrir o baú e retirá-lo do su­­por­­te. Vale também reparar se na hora de fechar não há nenhuma folga que possa entrar água. Um bom bauleto é totalmente impermeável.

Depois de escolher a marca, outra dúvida que surge, de acordo com o vendedor, é sobre o ta­­ma­­nho ideal. Existem modelos de 26 litros até 52 litros de capaci­­dade. Samir também co­­menta que é comum o cliente comprar um modelo menor e depois de pouco tempo de uso trocar por um modelo de maior capacidade.

É possível dividir os bauletos em dois grupos: os que levam um capacete fechado e outros que transportam dois capacetes fechados. A melhor coisa a fazer é testar antes da compra. Leve seu capacete ou sua mochila para testar se cabe tudo o que você precisa levar no bauleto. Se você leva garupa, opte por um baú em que caibam dois capacetes. Uma boa dica é adquirir também um apoio de espuma para a garupa. Como o próprio nome diz, serve apenas para um leve apoio, mas pode ser a diferença entre sua mulher gostar ou não de ser sua fiel companheira de viagem.

Para longas aventuras

Outros motociclistas já compram a moto pensando em viajar. Nessa hora também é interessante pensar em alforjes ou malas laterais, além de um baú com uma boa capacidade de carga.

Os alforjes são tradicionalmente confeccionados de nylon ou couro e comuns em motos custom. Podem ser presos com velcro no banco da moto, o que facilita a instalação e retirada. Porém, não há travas e o alforje pode ser facilmente roubado, além de não garantir uma proteção total contra a entrada de água.

Já as malas laterais seguem a mesma dinâmica dos bauletos traseiros. É preciso instalar um suporte porque nenhuma moto sai de fábrica com tal acessório de série. Contudo, assim como os bauletos, é possível trancar as malas na moto com chave e a pro­­teção contra água é total.

Samir de Souza também dá as dicas que os alforjes ou bauletos laterais permitem uma melhor distribuição do peso e boa capacidade de carga, porém não são indicados para cidade, pois a largura total da moto é aumentada.

O sonho de consumo de muitos aventureiros é ter os bauletos laterais e top case em alumínio. Além de passar um visual robusto e leve, o conjunto resiste até mesmo a quedas e acidentes. Porém tudo vai depender da sua moto e do tamanho de sua aventura. Seja ela levar o seu notebook sem medo de molhar ou ir até o Deserto do Atacama, no Chile.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]