• Carregando...
Manutenção preventiva com a troca de componentes é essencial para o bom funcionamento do motor | Valterci Santos / Gazeta do Povo
Manutenção preventiva com a troca de componentes é essencial para o bom funcionamento do motor| Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo

Falhas no motor, engasgos, perda de potência, vaza­men­­tos e aumento no consumo de combustível são sinais de que o sistema de alimentação do veículo não vai bem. Os sintomas são os mesmos tanto nos modelos com carburadores, que até a década de 90 eram os mais comuns, até nos com injeção eletrônica. Indepen­den­­te­men­­te do tipo, a função é mesma: cuidar da mistura de ar e combustível enviada ao propulsor. Ao contrário do antecessor, uma das vantagens da injeção, mais moderna, é dispensar regulagem periódica.

Mas é preciso ficar atento às trocas programadas de componentes, como filtro de combustível, e à checagem do estado das mangueiras, por exemplo. Para o carburador, os cuidados in­­cluem limpeza, substituição de juntas, boia e agulha, entre ou­­tros itens. Para ambos a manutenção deve obedecer o recomendado no ma­­nual do carro.

"Para acertar a mistura, é ne­­cessário um analisador de gases emitidos pelo escapamento", afirma Harley Bueno, diretor de segurança veicular da Asso­ciação Brasileira de Engenharia Auto­motiva (AEA). "Se o combustível não for totalmente queimado, pode se misturar ao óleo do motor e danificar as partes".

A injeção requer principalmente que os filtros estejam em bom estado, já que bicos, sensores, central eletrônica e sondas foram feitos para durar muito. Os problemas relacionados à injeção são raros. Pode haver queima da bomba de combustível e falhas no sensor de temperatura e sonda lambda, que en­­viam à central eletrônica informações como a quatidade de ar na mistura, entre outras variáveis. Essas peças têm durabilidade longa, mas sofrem com a falta de manutenção.

Em Curitiba, por exemplo, trocar a bomba completa de combustível de um Honda Fit 2008 custa R$ 2,2 mil. Já de um Nis­­san Tiida, também 2008, fica em R$ 1,7 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]