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As linhas acima são as mesmas do scooter conceito apresentado em Milão | Divulgação/ BMW
As linhas acima são as mesmas do scooter conceito apresentado em Milão| Foto: Divulgação/ BMW

O lançamento de um maxi scooter BMW até o fim deste ano já é dada como certa no mercado europeu. Acredita-se que a fábrica bávara deva utilizar um motor de 800 cc tradicional, ou seja, movido a combustão interna. Porém, durante o evento BMW Motorrad Innovation Day (Dia da inovação das motocicletas BMW), realizado no início de julho na Alemanha, foi apresentado um maxi scooter, ainda disfarçado, porém movido por um moderno motor elétrico.

O E-Scooter levantou suspeitas de que a marca alemã possa surpreender duplamente com seu futuro lançamento: seria o primeiro scooter BMW e ainda por cima ecológico. "Enquanto os scooters puramente elétricos têm sido usados dentro de pequenas cidades devido ao seu desempenho e autonomia limitados, o scooter conceito da BMW oferece um espectro muito mais amplo de utilização", afirma a fabricante, dando pistas de que esse scooter elétrico mais potente e com autonomia para 100 km possa se tornar realidade.

Para alcançar esse objetivo seria utilizado um motor elétrico que não é aplicado diretamente no eixo, como em outros modelos elétricos. A transmissão primária é feita por correia e a transmissão final se utiliza de uma corrente, como nas motos tradicionais, ou seja, a transmissão de "força" para as rodas é feita por uma corrente, aparentemente selada. Com isso foi possível instalar um sistema que recupera a energia das rodas nas frenagens e desacelerações e a devolve ao motor – aumentado dessa forma a autonomia que, segundo a BMW, pode chegar a 100 km na bateria de alta capacidade.

O projeto ainda focou no desempenho da aceleração entre 0 e 60 km/h – importante para a locomoção urbana. A BMW garante que o E-Scooter equivale a um maxi scooter de 600 cc movido a gasolina.

Outra novidade é a rápida recarga da bateria: caso esteja completamente "zerada" são necessárias menos de três horas. Porém com o sistema de recuperação de energia, dificilmente a bateria descarrega-se completamente.

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