• Carregando...
Foto: Bigstock/ Divulgação
Foto: Bigstock/ Divulgação| Foto:

Se campanha de conscientização e classificação como infração de trânsito não são suficientes, o jeito é impedir que o celular "funcione" enquanto dirige. É o que pretende o Seguro DPVAT ao lançar um aplicativo que bloqueia ligações e mensagens no aparelho do motorista.

Chamado de "Modo Trânsito", o app envia mensagens automáticas para quem tenta entrar em contato com o usuário que está ao volante do veículo. A intenção é evitar a distração do condutor durante o trajeto, explica a Seguradora Líder, responsável por administrar o DPVAT.

Ao receber uma ligação ou mensagem de texto, o aplicativo retornará com um SMS. Caso seja feita por WhatsApp, o app enviará uma mensagem automática pelo mesmo canal.

A ferramenta conta com algumas opções de textos já prontos, como: "Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve".

O motorista também pode personalizar as mensagens para contatos específicos e grupos de contatos, além de compartilhar automaticamente sua localização no momento do envio do alerta.

O download é gratuito e está disponível apenas para Android. Em breve, a versão para iOS será lançada. Após instalar e configurar as respostas para os contatos do celular ou selecionar uma mensagem automática, basta clicar em "Ativar" ao iniciar a viagem no veículo. Quando chegar ao destino, o motorista pode desativar o "Modo Trânsito" para que o celular volte a receber ligações e mensagens normalmente.

Segundo dados de 2018 da OMS, o Brasil é o quinto país no mundo com mais vítimas fatais no trânsito. A cada 24 segundos, uma pessoa morre durante o tráfego de veículos. De janeiro a junho deste ano, já foram pagas mais de 155 mil indenizações a vítimas de ocorrências em todo o Brasil pelo Seguro DPVAT.

"O uso do celular ao volante vem se tornando um hábito entre os motoristas, alcançando a terceira posição no ranking de principais causas de acidentes fatais no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet)."

Arthur Froes, superintendente de Operações da Seguradora Líder.

O aplicativo Modo Trânsito ainda disponibiliza o link do Seguro DPVAT, na qual o usuário pode acessar mais informações sobre o benefício.

O que é o DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) foi criado em 1974 com o objetivo de dar apoio para as vítimas de acidentes de trânsito e seus respectivos familiares.

Obrigatório, o seguro indeniza as vítimas em caso de invalidez permanente ou morte e reembolsa eventuais despesas médicas.

Ele é cobrado anualmente junto à primeira parcela ou cota única do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento é requisito para o motorista fazer o licenciamento anual do veículo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O seguro vale para qualquer acidente de trânsito que tenha sido ocasionado por qualquer veículo automotor de via terrestre ou por suas cargas. Ele indeniza as pessoas envolvidas, seja passageiro, motorista ou pedestre. O seguro não avalia culpados, apenas oferece amparo às vítimas independentemente dos motivos do acidente.

Por exemplo, no caso de uma colisão de dois veículos em que cada um tenha três passageiros, mais um pedestre atingido, todas as sete pessoas têm direito à indenização separadamente, desde que tenham se machucado e se enquadrem e algum tipo de cobertura do seguro DVAT.

Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) tem até três anos após a data do acidente para dar entrada no seguro. Mais informações sobre o DPVAT pelo telefone 0800-022-1204.

Como é dividido o valor arrecadado pelo DPVAT:

  • 45% são destinados para para o Sistema Único de Saúde (SUS);
  • 5% vão para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran);
  • 50% vão para o pagamento de sinistros e despesas administrativas.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]