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Novo desenho dos faróis, agora com luz diurna em LED’s, e grade cromada deram um ar mais sofisticado ao carro | Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
Novo desenho dos faróis, agora com luz diurna em LED’s, e grade cromada deram um ar mais sofisticado ao carro| Foto: Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

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Lançado em 1982, o sedã Sentra está em sua sétima geração

Reserva

Os interessados em fazer a reserva do novo Sentra podem ser cadastrar no site www.nissan.com.br/novosentra ou se dirigir a uma concessionária da marca. A reserva dará a possibilidade de receber a versão SL (R$ 71.990), do primeiro lote, previsto para outubro. A pré-venda vai até 10 de outubro.

Cores

As cores disponíveis são: azul, prata, branco e preto. A Nissan irá convidar clientes proprietários da geração anterior do modelo por meio de mala direta para conhecer o veículo em primeira mão.

Crescimento

A nova geração do Sentra faz parte do plano de crescimento da Nissan no mercado brasileiro, que inclui o lançamento, nos próximos três anos, de oito produtos.

  • Lanternas traseiras também trazem LED’s. Inspiração visual veio do Altima, sedã de luxo que chega este ano ao país
  • Interior com revestimento em couro e materiais de boa qualidade. Detalhes em madeira não serão adotados na versão brasileira
  • No Brasil - O primeiro Sentra chegou ao país em 2005 e praticamente passou despercebido. Tratava-se da quinta geração do carro
  • No Brasil - Em 2007 veio o modelo inovador que seria vendido sob o slogan

Tiida, Livina, Versa, March, Frontier... Os modelos da Nissan no Brasil nunca arrancaram suspiros pelo visual. Os atributos da marca se concentram no conjunto mecânico e acabamento interno. A nova geração do Sentra, que chega às lojas em outubro (a reserva já pode ser feita), não foge à regra. Apesar da nítida mudança de aparência comparada ao antecessor, o sedã ainda preserva linhas convencionais, que dificilmente o farão se destacar entre as opções disponíveis no segmento de sedãs médios.

Será preciso viver o ambiente do carro e acelerá-lo para ver o que o Nissan realmente tem de bom oferecer. E no caso do novo Sentra, é muita coisa. Inicialmente, a versão que virá do México é a topo da linha SL, com motor 2.0 Flex e câmbio automático (CVT). Custará R$ 71.990, ou R$ 4.300 a mais que o preço sugerido no site da montadora para o SL anterior, de R$ 67.690 – mas, para desovar o estoque, é possível encontrá-lo por R$ 65 mil. Em outubro chega também a versão com transmissão manual, cujo preço não foi revelado ainda – a geração antiga parte de R$ 52.190.

A Gazeta do Povo pode conferir como ficou a novidade durante o evento Nissan 360, realizado nos Estados Unidos pela marca para mostrar seus principais modelos mundiais a jornalistas especializados. Constatamos que o Sentra repaginado está mais confortável e elegante. Há couro no revestimento, parte do painel é emborrachado e mesmo os plásticos espalhados pela cabine são de boa qualidade. A versão avaliada trazia detalhes em madeira que não serão usados na configuração brasileira, mas bem que poderia para elevar o requinte.

Sobra espaço interno e quem viaja no banco de trás fica numa posição mais alta e, assim mesmo, não corre risco algum de encostar a cabeça no teto ou as pernas nos bancos dianteiros. Resultado de um entre-eixos maior em 1,5 centímetro em relação ao anterior, totalizando 2,70 m. São 10 cm a mais que o do Toyota Corolla (que já é espaçoso) e 4 cm a mais que no Honda Civic, líderes do segmento. O modelo cresceu 6 cm, com 4,62 m de comprimento, e o porta-malas comporta agora 428 litros contra os 442 l de antes.

Itens de série

Por enquanto, a Nissan só adiantou que a nova linha trará botão de partida sem chave desde a versão de entrada e luzes diurnas de LEDs, tanto na frente quanto atrás. O topo da gama terá volante multifuncional em couro com piloto automático, controle do sistema de som e sistema Bluetooth. O ar-condicionado de duas zonas será item de série nas versões SV, intermediária, e SL. O modelo testado pela reportagem trazia central multimídia, que agrega também a câmera de ré. Tal item não foi confirmado pela marca, mas deve constar na lista de equipamentos, pois boa parte dos concorrentes já o disponibiliza.

Do lado externo, a inspiração veio do Altima, o sedã de luxo da marca que também desembarca no Brasil este ano. O Sentra exibe novo desenho dos faróis, com LEDs pontilhados na base, e das lanternas, além de um para-lama dianteiro mais robusto e a grade trapezoidal cromada.

Motorização

A Nissan não quis adaptar o novo motor 1.8 (a gasolina) que equipa o modeloamericano. Econômico, mas menos potente que o 2.0 (140 cv) que passa a ser usado no Brasil, esse motor significaria uma perda de 10 cv em favor da economia de combustível. Contudo, a marca diz que aperfeiçoou o propulsor para também consumir menos. O motor passa a adotar o sistema Flex-Start, que dispensa o tanquinho de gasolina.

Avaliação - Rodar macio e mais econômico

O test-drive que a Gazeta do Povo fez com o modelo americano deu uma pista do que o cliente do novo Sentra terá nas mãos. O rodar macio chama a atenção, bem como o motor que tende a gritar em rotações mais altas. Neste caso, a explicação está no bloco 1.8 de 132 cv, que sofre um pouco quando se pisa fundo no acelerador.

Assim, a montadora acertou ao manter o propulsor mais potente para o Brasil, que reduziu a potência de 143 cv para 140 cv (20,3 kgfm de torque), mas melhorou a economia de combustível. Segundo o programa de etiquetagem do Inmetro, o sedã saiu de uma classificação D para a nota máxima A, com média de 8 km/l de etanol e 10,3 km/l de gasolina no combinado cidade/estrada.

Já no que se refere à potência e ao comportamento da suspensão, não foi possível tirar conclusões, afinal o motor 1.8 a gasolina não será usado aqui e as ruas e estradas da Califórnia, são verdadeiros tapetes, que não exigem tanto de amortecedores e molas como os pisos irregulares vistos com frequência no Brasil.

1,5 mil

É o volume de vendas mensais da nova geração Sentra projetado pela Nissan do Brasil.

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