• Carregando...

São Paulo – O Salão do Automóvel de São Paulo também está sendo palco de apresentação de vários carros-conceito. Entre as atrações, há projetos desenvolvidos inteiramente no Brasil, como o Fiat FCC, o Chevrolet Prisma Y e o Ford Trail Concept. Além disso, há protótipos apresentados em salões internacionais e que poderão ser conferidos de perto no evento.

Fiat FCC

Desenvolvido no Brasil, o Fiat Concept Car (FCC) Adventure é um cupê imponente na cor laranja metalizada, com destaque para os pára-lamas ressaltados, estepe fixado no local do vidro traseiro e um grande aerofólio. As rodas de 18 polegadas usam imensos pneus Pirelli PZero 285/60-18. O interior combina os tons preto, prata e laranja e traz bancos de competição também na cor laranja. A mecânica do FCC Adventure compõe-se de um motor de Stilo Abarth (2.4 de 167 cv).

Chevrolet Prisma Y

Uma ante-visão da versão perua "aventura" do Chevrolet Prisma, ainda como conceito, é destaque no estande da GM. Denominado Prisma Y, realmente traz um conjunto interessante. A frente tem desenho inédito e as rodas são de 16 polegadas com pneus de uso misto. O Prisma Y (a letra refere-se a young, jovem em inglês) ganhou ainda teto solar panorâmico, banco traseiro que forma um piso plano quando rebatido e freios a disco traseiros.

Ford Fiesta Trail Concept

A versão conceitual "aventura" do Fiesta vai além do kit lançado no ano passado. O protótipo Fiesta Trail concept ganhou faróis inéditos, bem maiores e repuxados; uma grade redesenhada em estilo "colméia" e um capô mais alto com saída de ar. Além disso, o conceito – desenvolvido inteiramente no país – traz pára-choques integrados às molduras, que avançam por toda a lateral; estribos laterais e rack de teto.

Renault Fluence

Apresentado no Salão de Paris há dois anos, o conceito Renault Fluence é uma proposta de cupê esportivo com linhas suaves e fluidas. Destaque para os faróis por LEDs e as rodas de 22 polegadas com pneus 245/710. Um comando tipo joystick controla diversas funções do carro. O motor V6 transversal de 280 cv.

Toyota Fine-T

A Toyota está chamando a atenção em São Paulo com um conceito que é pura tecnologia. O Fine-T, que estreou no Salão de Tóquio de 2005, traz um design futurista, portas do tipo asa de gaivota e, segundo a empresa, representa o que está por vir em termos de veículos movidos a célula a combustível. O comando é como nos aviões, com manche em vez de volantes. É feito de material totalmente reciclável e traz ao seu redor câmeras para que o motorista acompanhe tudo o que acontece.

Peugeot 20Cup

O Peugeot 20Cup, apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, em 2005, é um triciclo esportivo com motor dianteiro 1.6 turbo de 170 cv. O cockpit tem capacidade para acomodar duas pessoas e a carroceria não apresenta pára-brisa. Os ocupantes são protegidos do vento por bolhas defletoras de acrílico.

Volks Concept T

O protótipo Concept T, que estreou no Salão de Detroit de 2004, é um crossover, que une características de um jipe e de um esportivo. As portas em formato de asas dão um ar agressivo, assim como as rodas de 19 polegadas com pneus 285/45. O interior traz bancos de couro e apliques de alumínio. Sob o capô, um motor V6 3.2 de 241 cv.

Lexus LF-A

A Lexus (divisão de luxo da Toyota) trouxe para a mostra o LF-A, um supercarro conceitual com potência de 500 cv. O modelo incorporou várias tecnologias hoje adotadas na Fórmula 1, como um piso inferior com vãos para facilitar o fluxo de ar. Traz pneus 245/40 à frente e 285/35 na traseira, em rodas de 19 polegadas.

Hyundai Talus

Mistura de cupê e jipe, o Hyundai Talus foi revelado no Salão de Detroit (EUA), em janeiro. O ar arrojado é garantido pela frente com "cara de felino", pequenas portas traseiras que se abrem no sentido inverso ao das dianteiras e rodas de 22 polegadas. O modelo vem com motor V8 de 4.6 de 340 cv. Já o interior oferece acesso à internet.

Chevrolet Camaro

Um dos maiores destaques em São Paulo, o novo Camaro ainda é só um carro-conceito (revelado este ano, no Salão de Detroit), mas tem produção anunciada para 2008. Arrojado, o estilo remete aos modelos da década de 60 desse esportivo norte-americano, cuja produção foi encerrada em 2002. O motor é o V8 LS2 de alumínio do Corvette básico, com 6.0 litros de 400 cv. O câmbio manual tem seis marchas e a suspensão é independente nas quatro rodas.

Maybach Exelero

A Stola, empresa de engenharia italiana responsável por vários projetos de veículos, inclusive o nosso Fiat Idea, estréia na mostra de São Paulo apresentando o protótipo cupê Maybach Exelero. Com quase seis metros de comprimento, o conceito com formas robustas foi construído sobre a plataforma do sedã de altíssimo luxo Maybach (divisão da DaimlerChrysler). O carrão traz um motor V12 biturbo de 700 cv e alcança a velocidade máxima de 350 km/h.

Nissan Zaroot

A Nissan expõe o conceito Zaroot, revelado no Salão de Genebra de 2005. O protótipo é um jipe com linhas angulosas e robustas, com destaque para as portas do tipo asas-de-gaivota que dão acesso as duas filas de bancos, não havendo colunas centrais. Além disso, as soleiras podem ser rebaixadas para facilitar a entrada dos ocupantes.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]