• Carregando...

Detroit – A edição 2007 do North American International Auto Show, mais conhecido como Salão de Detroit, está recheada de novidades. E, como nas edições anteriores, a mostra tem como destaques conceitos com visual arrojado e muita tecnologia. São sedãs, jipões, crossovers (modelos que misturam vários conceitos) e conversíveis que poderão ser conferidos pelo público entre os dias 13 e 21 deste mês.

A General Motors quer roubar a cena com dois conceitos – um apostando no futuro e outro resgatando elementos nostálgicos. Para viabilizar seu carro elétrico, a GM criou o protótipo Chevrolet Volt, um modelo equipado com um motor 1.0 flex de 71 cv (a gasolina ou ethanol) que tem como única missão recarregar as baterias do motor principal elétrico, caso elas não tenham condições de levar o carro ao seu destino final. A outra atração da GM é a "antevisão" do novo Chevrolet Camaro, que terá sua versão final lançada em 2009, simultaneamente com o irmão cupê.

A Ford está presente com dois conceitos – também curiosamente um invocando o passado e o outro o futuro. O apelo nostálgico é evidenciado nas linhas do conceito Interceptor, um "muscle car" com seu motorzão V8 que despeja 400 cv. O Airstream, por outro lado, é um crossover (mistura de minivan e furgão) com linhas que o remetem a um veículo espacial, graças principalmente a sua carroceria cromada. O modelo, que possui um interior que mais parece uma sala de estar, utiliza um propulsor elétrico com pilha de combustível. A carga da bateria permite ao modelo rodar 40 quilômetros.

A Mercedes-Benz se inspirou no passado para criar seu conceito. A novidade é o conversível Ocean Drive, que guarda leve semelhança com o atual sedã Classe S, mas que traz uma característica típica dos cabriolets dos anos 40 e 50: vem com quatro portas em vez das duas usuais. A Volvo Cars apresenta em Detroit XC60 Concept, que antecipa o futuro lançamento que ficará num segmento abaixo do XC90. O jipe tem traços de um utilitário esportivo da linha de cintura para baixo e de um cupê, na parte de cima. Seu projeto interior combina couro e alumínio.

A Jaguar resolveu ousar na concepção de seu protótipo, que revela como será o sucessor do S-Type. Denominado C-XF (o futuro carro se chamará XF), o protótipo é um sedã com linhas arrojadas com uma enorme grade e linha de teto que faz o modelo parecer um cupê.O motor é um V8 4.2 de 420 cv.

O Accord Coupe Concept, por sua vez, é o destaque da Honda em Detroit. Com linhas ousadas, o protótipo também vai inspirar as linhas da próxima geração do sedã, que será lançado em 2008.Já a Toyota expõe o conceito cupê FT-HS, que possui formas futuristas e carroceria de fibra de carbono e alumínio. Sob o capô, um propulsor V6 3.5 de 400 cv.

- Leia mais sobre o Salão de Detroit na edição de domingo, no Caderno Automóveis

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]