• Carregando...

Uma curiosa exposição em São Paulo exibiu projetos de design ligados ao universo automobilístico de alunos de desenho industrial. São trabalhos em maquete que incluem uma cobertura móvel para carros com garagem descoberta e veículos-conceito. A primeira edição foi restrita a escolas paulistas, mas no próximo ano instituições do Paraná e outros quatro estados também deverão apresentar suas novidades em design de produto.

A 1.ª Mostra de Jovens Designers reuniu na capital paulista 40 projetos de 20 escolas de design. O objetivo da exposição, explica Marici Vila, gerente executiva da Associação de Designers de Produto (ADP), entidade promotora do evento, era divulgar a importância do design no desenvolvimento de um produto.

Entre os projetos expostos em maquete, um dos mais curiosos era a "Capa Tatu", um estrutura móvel para cobrir veículos estacionados em garagens descobertas. O sistema, projetado pelo estudante Arlindo Dornelas, da Universidade Paulista (Unip), funcionaria como um grande leque, que se desdobra para cobrir o veículo. Para garantir fácil mobilidade, a Capa Tatu teria estrutura em plástico e revestimento em lona.

Carros-conceito também foram destaques na mostra. O estudante Alexandre Presente, da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban), apresentou o modelo Guará, desenvolvido com foco na racionalização dos processos de produção. O carro traz uma tampa traseira, que é uma única peça de vidro, o que elimina a necessidade de encaixes entre o vidro e a lataria. O teto solar inteiriço também elimina mais um molde para estampa.

Os estudantes Felipe Coelho e João Paulo Melo, da Faculdade de Belas Artes de São Paulo (Febasp), optaram por desenvolver um esportivo com ar nostálgico. Denominado Interlagos, o desafio do projeto foi preservar no veículo as proporções e estilo do carro referência (um Willys Interlagos Berlineta, dos anos 60) e ao mesmo tempo acomodar exigências atuais de ergonomia, engenharia e segurança.

Já os alunos Rafael Moreno e Rodrigo do Vale Ciossani, das Faculdades Metropolitanas Unidas (Unifmu), mostraram a Motolog, projeto de uma motocicleta com várias soluções de ergonomia, como encosto reclinável, que transforma-se em assento para passageiro; e a possibilidade de anexar a mochila à moto e não ao motociclista.

Diferente da primeira edição, a mostra de 2007 – que irá ocorrer em outubro – não irá se restringir a escolas paulistas. O evento deverá contar com 58 faculdades de cinco estados. Além de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]