Estribo lateral com detalhe em alumínio e um enorme friso escuro nas laterais, além de molduras nas caixas de roda, fazem parte do visual da nova perua| Foto: Divulgação/Volkswagen
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A marca alemã elevou a suspensão do SpaceCross em comparação à do SpaceFox. E também aumentou o conjunto dianteiro de freios
Sóbrio e bem acabado, o painel é o mesmo do SpaceFox
Câmbio automatizado
Comandos no volante e quadro de instrumentos completo
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Derivada do SpaceFox e fantasiada de aventureira, a perua batizada de SpaceCross começa a chegar este mês nas concessionárias Volkswagen. Fabri­cada na Argentina, o modelo está com o preço de R$ 57.990 na versão manual e R$ 60.690 com câmbio automatizado i-Motion. A marca espera vender aproximadamente 1 mil unidades por mês. O carro deve representar entre 20% e 25% das vendas da família Spa­ceFox no país.

A nova perua utiliza o motor flex 1.6 de 104 cv de potência, que é o mesmo do Space Fox, e no mercado vai enfrentar ou­­tros modelos "fora de estrada" que ganham cada vez mais es­­paço no gosto do brasileiro, co­­mo Fiat Palio Adventure, Peu­geot Escapade, Citroën Air­Cross e Nissan Livina X-Gear. Os equipamentos que caracterizam o modelo como "Cross" foram baseados no CrossFox. Contudo, o modelo recebeu adap­tações mecânicas, como a nova suspensão, elevada em 33 mm na frente e 35 mm na trasei­ra, além de componentes de segurança como air bag duplo e retrovisor interno eletrocrômico.

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No visual, um enorme friso escuro em plástico com a identificação do modelo aparece nas laterais. Além disso, o Spa­ceCross conta com estribo lateral com detalhe em alumínio, rodeado por molduras na caixas de rodas. As rodas são pintadas de cinza escuro.Na dianteira, o para-choque possui uma ampla entrada de ar, com grade em formato de colmeia. O carro conta com dois grandes faróis auxiliares com dupla função, neblina e longo alcance incorporados.

No interior, o mesmo painel da SpaceFox, com plásticos e aspecto de qualidade. Ade­­reços típicos de versões aventureiras das marcas rivais, como bússola ou inclinômetro, não existem nesta perua. Mas a SpaceCross conta com pedaleiras de alumínio e a logo do mo­­delo nos bancos em tecido. O porta-malas tem capacidade pa­­ra 430 litros, podendo ser am­­pliado para 527 litros com os bancos rebatidos.

De série, o modelo conta com ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, computador de bordo, re­­gulagem de altura no banco do motorista, destravamento do porta-malas pela chave, retrovisor direito autorebatível, além do sistema Coming Leaving Home, que deixa as luzes do farol acesas por alguns segundos. Os opcionais, en­­tretanto, elevam razoavelmen­te o valor do carro. Na versão com câmbio manual, a pintura perolizada, bancos em couro, CD Player com MP3, Bluetooth e en­­tradas USB e SD Card, mais coluna de direção com ajuste de altura, somariam mais R$ 4.395 ao preço da perua. Na versão com câmbio automático, os mesmo itens somados ao volante multifuncional com shift paddles e co­­mando do rádio custam R$ 4.890.

O jornalista viajou a convite da Volkswagen