Lançada no Brasil em 1995, a primeira geração deste jipinho sul-coreano tornou-se referência no mercado nacional graças ao bom custo-benefício. Agora, com o lançamento do novo Kia Sportage, que começou a ser vendido no Paraná este ano, a marca tenta agregar mais valor ao modelo. E as mudanças foram muitas, não se resumindo apenas a eficiente reestilização.
Visualmente, o Sportage é um carro inteiramente novo. Com linhas arredondadas, o veículo está mais robusto que a geração anterior. Os grandes faróis, por exemplo, lembram os do irmão Sorento, assim como a grade. A traseira, por outro lado, remete a do Volvo XC90. As grandes lanternas chamam atenção, ainda mais que o estepe saiu da traseira e se escondeu embaixo do porta-malas, que agora conta com abertura independente do vidro.
Também houve uma mudança estrutural do jipinho da Kia. O Sportage anterior era montado sobre chassi. A segunda geração é monobloco e incorpora conceitos como o da carroceria de deformação programável. Além disso, o utilitário esportivo compacto cresceu. São apenas 2,5 centímetros no comprimento, mas ganhou 10 cm na largura e 7,5 cm na altura. E, ainda que o Sportage tenha 2 centímetros a menos de entreeixos, o espaço interno continua bom, graças também aos 7,5 centímetros a mais na altura, que proporcionam um interior mais arejado.
No Brasil, inicialmente, o novo Sportage está sendo vendido apenas nas versões 2.0 quatro cilindros de 142 cv e 2.7 V6 de 175 cv, ambas a gasolina. Para 2006, é esperada uma versão a diesel.
As opções de versões do modelo são bem variadas. O comprador poderá optar pelo 2.0 com tração 4X2 ou 4X4 e 2.7 apenas na versão 4X4. Os itens de série também variam muito dependendo do modelo. Um 2.0 4X2, por exemplo, é mais "espartano". Vem apenas com câmbio mecânico de cinco velocidades, ar-condicionado, conjunto elétrico e direção hidráulica. Já um modelo 2.7 V6 4X4 traz de série ainda câmbio automático seqüencial de quatro velocidades, duplo air-bag, ABS, controle de tração, piloto automático e freios a disco nas quatro rodas.
Em Curitiba, na concessionária Vecopar, o novo Sportage custa entre R$ 97 mil (2.0 4X2) e R$ 125 mil (2.7 4X4).
-
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
-
Lula politiza o drama gaúcho e escala Paulo Pimenta para incomodar Eduardo Leite; acompanhe o Sem Rodeios
-
Lula anuncia voucher de R$ 5,1 mil para famílias desabrigas do RS e oficializa ministério da reconstrução
-
Lewandoswki quer União no controle da Segurança Pública; modelo é adotado em Cuba e na Venezuela
Paulo Guedes: “Nós faríamos tudo de novo e com mais intensidade”
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
Não vai faltar arroz no Brasil, apesar do governo Lula criar alarme no mercado
Tributaristas defendem que governo permita doação de Imposto de Renda para socorrer o RS