Propulsor empurra bem o modelo
O SsangYong Kyron chega ao mercado brasileiro com um bom diferencial mecânico. Como possui tração 4x4 com reduzida, com acionamento elétrico através de um botão no painel central, o jipão traz sob o capô um motor turbodiesel 2.7 20V de 165 cv que empurra com desenvoltura as 2,2 toneladas da carroceria. Na cidade, onde foi testado pela reportagem, o modelo mostrou muita disposição e agilidade, respondendo rápido às pisadas no pedal do acelerador. Também agradou muito o câmbio automático seqüencial de cinco marchas. Preciso e sem trancos, o sistema também pode ser acionado no volante. O Kyron passou ainda no quesito isolamento acústico da cabine, muitas vezes um problema nos veículos a diesel. Na cabine, ouve-se pouco o motor, mesmo quando ele é mais exigido.
Normalmente, chovem críticas às montadoras quando elas adiam a importação de um modelo para o nosso mercado. Mas no caso do jipão 4x4 Kyron, que acaba de chegar ao país com um atraso de dois anos em relação ao seu lançamento mundial, pode-se até dizer que a decisão da sul-coreana SsangYong foi acertada. O motivo é que a linha 2007 passou por boas mudanças em relação ao modelo apresentado no Salão de Frankfurt, em 2005.
O Kyron 2007, já disponível em Curitiba, chama a atenção pelas linhas modernas e arredondadas bem diferentes, por sinal, do visual do modelo apresentado na Alemanha e que foi alvo de muitos comentários ácidos. Na frente, o jipe traz grandes faróis que avançam para as laterais, uma ampla grade cromada, um bojudo pára-choques com entradas de ar e faróis de milha mais horizontais. Atrás, destaque para as lanternas horizontais unidas por um friso cromado e para o imenso vidro da tampa do porta-malas que pode ser aberto de forma independente.
Quem entra na cabine, que pode receber até cinco ocupantes, se depara com um ambiente moderno e limpo. Impressiona o acabamento do interior. Os encaixes são perfeitos e não há rebarbas. Ao sentar ao volante, o motorista se depara com um painel de instrumentos de fácil leitura e uma direção com boa empunhadura. O painel, por sua vez, recebeu uma atenção especial dos projetistas da marca sul-coreana. Alguns botões, por exemplo, formam conjuntos "circulares" e o console central possui um design que o destaca. Comercializado no país apenas numa única versão, denominada "Executiva", o Kyron vem bem completo. São de série direção hidráulica, conjunto elétrico, ar-condicionado digital, air-bag duplo, rádio CD player, rodas de liga leve aro 18, espelhos retrovisores rebatíveis, faróis de milha, bancos em couro, ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), tração (4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida) com acionamento elétrico e transmissão automática seqüencial de cinco velocidades com mudanças de marchas, inclusive, no volante.
Como é uma marca pouco conhecida no país, a SsangYong precisa oferecer um produto com preço atraente. Em Curitiba, na concessionária Atami, o utilitário esportivo custa R$ 139,9 mil. O jipe tem garantia de dois anos.
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