Os utilitários esportivos (SUVs, na sigla inglesa) vieram para ficar e já estão dominando todos os mercados. As ofertas vão desde compactos a modelos premium. O mais luxuoso deles foi apresentando ao mundo neste quinta-feira (10), com a divulgação das primeiras imagens do Cullinan, o primeiro SUV da marca inglesa Rolls-Royce.
Segundo a fabricante, a novidade é a pioneira em oferecer superluxo em ambientes fora de estrada, mantendo o conforto e a sofisticação, atributos imprescindíveis para o comprador disposto a pagar £ 275 mil (R$ 1,35 milhão na conversão direta) pelo Cullinan - o preço é estimado, já que a Rolls-Royce ainda não revelou a etiqueta.
O modelo já está confirmado para o Brasil, porém ainda sem data de lançamento por aqui. Ele será oferecido pela Rolls-Royce Motor Cars São Paulo, uma empresa do Grupo Via Italia.
>> Culpa do estagiário da VW: Golf GTI de 411 cv e TV gigante no porta-malas
Outras marcas que até pouco tempo não se imaginavam acelerar neste universo já se renderam ao segmento, como é o caso da Lamborghini com o Urus e futuramente a Ferrari, que já anunciou que terá um SUV. Atualmente, o rival direto do utilitário da Rolls-Royce será o Bentley Bentayga, lançado em 2015.
O Cullinan faz referência ao diamante bruto de 3.106 quilates (aproximadamente 621 g) de mesmo nome, encontrado na África do Sul em 1905 e o maior já descoberto. Hoje ele reside entre as joias da coroa britânica.
O modelo vem equipado com motor 6.75 V12 biturbo, de 570 cv e 85 kgfm de torque, com tração 4x4, capaz de levá-lo a velocidade máxima de 250 km/h.
Baseado no sedã grande Phantom, o SUV traz números superlativos. São 5,3 metros de comprimento, 2,1 m de largura e 1,8 m de altura, além de um peso de 2,6 toneladas. O carro possui portas com abertura estilo suicida (invertidas entre si) e é capaz de encarar áreas alagadas de até 54 cm.
Também oferece um mimo curioso no porta-malas: dois assentos ficam alojados sob o assoalho, mas com apenas um torque eles surgem eletronicamente. Segundo a fabricante, eles podem ser usados para que os ocupantes apreciem a paisagem, seja no deserto ou numa savana, ou até mesmo durante a partida de futebol dos filhos, exemplifica a Rolls-Royce.
A lista de agrados aos ocupantes ainda inclui bancos de couro com as iniciais da marca bordadas e ajuste elétrico, detalhes em madeira, apoio para copos e ar-condicionado individual na frente e atrás e teto solar.
Uma campanha de divulgação foi criada em parceria com o canal National Geographic. Foram lançados uma série de vídeos em que o carro aparece rodando em diferentes terrenos como gelo, lama e areia.
-
Jogo duplo com governo e oposição desgasta Pacheco e pode arriscar seu futuro político
-
Lula e Boulos podem ser processados por abuso de poder econômico e político em ato de 1º de maio
-
As chuvas no Rio Grande do Sul e as ações do poder público; ouça o podcast
-
Maduro culpa EUA e oposição por fiasco econômico que já rendeu perda de US$ 2 bilhões para a Venezuela neste ano
“Clube dos ricos” recomenda que governo reduza deduções do Imposto de Renda
Descubra os segredos de quem paga menos impostos: IR, IPTU, IPVA e mais!
“America Great Again”: o que pode acontecer com o Brasil se Trump vencer a eleição
Interferência de Lula no setor privado piora ambiente de negócios do país