A Anfavea (associação que reúne os fabricantes de veículos no Brasil) divulgou que no primeiro semestre de 2015 as vendas caíram 19,8%, o pior desempenho no período desde 2007. Porém, parece que a crise tem afetado mais a base do mercado, com a queda na procura por modelos de entrada.
Um exemplo é o desempenho do Corolla, que em junho emplacou mais do que o Uno – 5.811 do Toyota contra 5.722 unidades do Fiat. E olha que o sedã médio tem preço inicial de R$ 70 mil, enquanto o hatch compacto parte de R$ 29 mil.
O desempenho dos SUVs compactos (leia acima) também comprova o melhor momento para os modelos acima de R$ 60 mil. Já o topo do ranking dos mais no mês passado continua sob o domínio do Fiat Palio, com 10.584 exemplares, seguido do Hyundai HB20, com 9.167, e do Chevrolet Onix, 8.874 (veja ranking ‘top 20’ ao lado).
- Honda HR-V fica mais caro e agora parte de R$ 71,9 mil
- Focus aumenta poderio contra os rivais Golf e Cruze
- Nova geração do Cruze terá motor 1.4 turbo e estreia no Brasil em 2017
- Cesvi define os campeões de visibilidade do mercado brasileiro
Ministro “nacionalista” derrota Prates na Petrobras e confirma influência sobre Lula
Interferência política? Os reflexos da troca no comando da Petrobras
Paulo Guedes: “Nós faríamos tudo de novo e com mais intensidade”
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa