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O Yaris é um dos modelos fabricados na planta de Sorocaba (SP).
O Yaris é um dos modelos fabricados na planta de Sorocaba (SP).| Foto:

A Toyota anunciou que irá encerrar em agosto o terceiro turno nas unidades de Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP). No local são produzidos os modelos Etios e Yaris, além de motores. A decisão impactará na demissão de 840 funcionários, com riscos de novos desligamentos.

O motivo alegado pela fabricante japonesa é a queda nas exportações, especialmente para o mercado argentino, abalado por um forte crise e principal destino dos veículos da Toyota. O Etios chegou a ser o carro mais emplacado no país vizinho.

Nesta semana já foram desligados 340 trabalhadores e outros 400 sairão até o fim da jornada noturna. Em comunicado, a Toyota informa que a redução ocorreu de duas formas: "PDV (contrato efetivos) e a não renovação de parte dos contratos temporários ligados ao terceiro turno (finalizado em 17 de junho), totalizando 340 postos".

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A marca ainda informa que não serão renovados os contratos de 400 funcionários em Sorocaba e 100 em Porto Feliz. A renovação ocorria a cada seis meses.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) disse que tentou evitar os cortes nas duas unidades por meio de uma negociação feita há pouco mais de um mês. A entidade propôs uma alteração no calendário, com a aprovação dos trabalhadores da Toyota, mas não obteve sucesso.

"Fomos pegos de surpresa", informa Leandro Soares, presidente da SMetal. "Além de fechar todo o turno, a empresa também disse que opera com ociosidade, tem estoque elevado - equivalente a 32 dias de vendas - e estuda novas demissões."

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Foto: Toyota/ Divulgação
Foto: Toyota/ Divulgação

Sexta montadora em 2019

Mesmo o crescimento de 11,4% do mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2019, segundo dados da Anfavea (que reúne as fabricantes de veículos), não foi suficiente para repor as perdas nas exportações e garantir a manutenção do turno extra nas duas fábricas.

Até maio deste ano, a Toyota ocupava o sexto posto no ranking das marcas que mais vendem no Brasil. A participação dela foi de 8,29% do mercado de automóveis e comerciais leves. O Corolla é o carro mais licenciado da marca, ocupando o 12.° posto entre os mais vendidos no país

A montadora afirmou que irá dar todo o suporte para as pessoas envolvidas no terceiro turno, criado em novembro de 2018, quando o mercado estava reagindo à crise de anos anteriores, com a alta na demanda e, consequente, aumento na produção.

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Foto: Toyota/ Divulgação
Foto: Toyota/ Divulgação

A capacidade produtiva fora ampliada de 108 mil para 160 mil unidades. A previsão é fechar o ano com 125 mil unidades, mesmo volume de 2018, dos quais 30% seriam exportadas, a maioria para a Argentina, que reduziu pedidos em razão da crise.

A jornada estendida visava acomodar a produção de dois modelos, o Etios e o recém-lançado Yaris, nas carrocerias hatch e sedã. O contingente de funcionários da Toyota antes da demissão era de 2,8 mil pessoas em Sorocaba.

Para reduzir custos, a Toyota também propôs corte de benefícios para os trabalhadores das quatro fábricas do grupo, incluindo a de Indaiatuba, onde produz o Corolla, e a São Bernardo do Campo, voltada a componentes. Entre as medidas, segundo Soares, está a suspensão de aumento real de salários até 2021, redução de participação nos lucros e coparticipação dos trabalhadores no plano de saúde.

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KWID SE VESTE DE AVENTUREIRO O Renault Kwid ganhou uma versão aventureira de boutique, com adereços que sugerem uma experiência fora de estrada, mas para encarar as adversidades do trânsito na cidade. O Kwid Outsider chega para ocupar o topo da linha da gama, com preço de R$ 43.990. As demais versões são: Life (R$ 33.290), Zen (R$ 38.790) e Intense (R$ 41.890). Diferenças para o Kwid comum: ✅ Moldura dos faróis de neblina mais destacados ✅ Aplique em prata na parte inferior da entrada de ar e também na base do para-choques traseiro ✅ Calotas e capa dos retrovisores em preto brilhante ✅ Proteção em plástico rígido nas portas ✅ Adesivos com a inscrição Outsider nas laterais ✅ Rack de teto ✅ Detalhes em laranja na cabine (portas, volante, Manopla do câmbio e bancos) A novidade também traz outros itens já disponíveis na linha, como direção elétrica, central multimidia com conexões Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, vidros elétricos, airbags laterais, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, ar-condicionado e abertura elétrica do porta-malas. O motor é o mesmo 1.0 com três cilindros, que rende 70/66 cv e 9,8/ 9,4 kgfm de torque (etanol/ gasolina), associado ao câmbio manual de 5 marchas. O baixo consumo é um dos pontos altos do Kwid. Na cidade faz 14,1 e 9,6 km/l e na estrada, 14,4/ 10,0 km/l (gasolina/etanol). A Renault projeta que o Outsider responda por até 20% das vendas do Kwid, que hoje é 6° carro mais emplacado do país. Sozinho, o subcompacto representa 34% das vendas da marca francesa no Brasil. #kwidoutsider #renaultkwid #carroaventureiro #suvdoscompactos #subcompacto #renaultbrasil #carros #automoveis #gazetadopovo 📷 #rodolfobuhrer #laimagem

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