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O carro foi apresentado ainda como conceito nas versões hatch e sedã | Raveendran/AFP
O carro foi apresentado ainda como conceito nas versões hatch e sedã| Foto: Raveendran/AFP

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Fabricantes revelam compactos na mostra indiana

Algumas das principais fabricantes de carros mundiais apresentaram modelos compactos, no Delhi Auto Show, o salão de automóveis na Índia onde em 2008 foi apresentado o Nano, da Tata, o carro mais barato do mundo. As montadoras pretendem abocanhar uma fatia do crescente mercado de automóveis na Índia, onde a indo-japonesa Maruti Suzuki é predominante.

Impulsionado pela segunda maior população do mundo, incentivos do governo e uma economia doméstica relativamente forte, o mercado de automóveis vem crescendo fortemente no país e a expectativa é de que cresça até 16% neste ano. Estimativas da indústria prevêem que a frota do país chegue a 2 milhões de carros neste ano, e triplique na próxima década, afirma a agência de notícias France Presse.

Além do Toyota Etios, a Volkswagen apresentou um modelo compacto do Pólo, fabricado inteiramente na Índia. O modelo deve chegar ao mercado em março. A Honda apresentou um carro familiar compacto, que deve seguir a mesma linha de preço. A General Motors também apresentou o Beat, que deve chegar ao mercado na faixa dos US$ 7 mil (cerca de R$ 12.092).

Esta já é a décima edição do Delhi Auto Show, mas o salão só chamou a atenção internacional dois anos atrás, com o lançamento do Nano, que custa apenas US$ 2.500 (cerca de R$ 4.300).

Depois de muita indefinição en­­tre modelos já fabricados no Japão, até mesmo sob a marca popular Daihatsu, a Toyota finalmente revelou seu carro compacto que deve ser produzido em sua fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo. O palco de apresentação do novo automóvel ocorreu no Salão de Nova Déli, na Índia, que abriu as portas na se­­mana passada.

Batizado como Etios, o modelo foi exibido como conceito nas versões hatch e sedã. Ele começa a ser produzido no fim des­­te ano em uma fá­­brica ex­­clusiva da Toyota Kir­­loskar, subsidiária in­diana da marca, e mais tarde chega a mercados emergentes como a China e Brasil. Na Índia, a Toyota espera vender cerca de 70 mil unidades do Etios por ano.

O desenho do novo compacto é robusto, com alguns toques mo­­dernos, com a grade integrada aos faróis e "ombros" bem demarcados por vincos nas laterais. O interior abusa de cores vivas e claras, elementos que não devem estar na versão brasileira. A "natureza" global do projeto fica clara no painel simétrico, com quadro de instrumentos analógico em posição central. Isso permite uma adaptação mais fácil à "mão" de cada país – na Índia, por exemplo, a mão é in­­glesa, tal como na Ingla­terra e no Japão.

O Etios será movido por motores 1.2 e 1.5 litro, mas a Toyota ain­­­­da não liberou especificações a respeito das motorizações. Com o Etios a marca japonesa irá lutar por posições em um segmento de maior volume de vendas. A rival e compatriota Honda aplicou a mes­­ma filosofia com a diversificação de seus produtos, primeiro com o Civic, depois com o Fit e o seu derivado, o sedã compacto Ci­­ty – um projeto criado especialmente para países emergentes.

Há tempos que a Toyota estuda a fabricação de um novo mo­­delo no Brasil. A marca, que se ins­­talou no país em 1958, produziu durante décadas o jipe Ban­dei­­ran­­tes e só em 1999 deu início a produção de um carro de passeio, o sedã Co­­­­rolla. A fá­­brica de So­­roca­­ba terá capacidade para produzir 150 mil veí­­culos por ano.

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