• Carregando...
Trechos com muita lama e pisos escorregadios testarão a habilidade dos pilotos | Mary Derosso/Divulgação
Trechos com muita lama e pisos escorregadios testarão a habilidade dos pilotos| Foto: Mary Derosso/Divulgação
 |

Veterano

Um jipe cinquentão na disputa

Uma das equipes de Curitiba, que irá competir na categoria Jeep, é a "Destaque 4X4", tendo Paulo Henrique do Valle Avelino como motorista e Fábio Motta como navegador. O nome da equipe, de acordo com Avelino, é em homenagem ao mecânico deles que deixou o Jeep 1962 em condições de competir. O carro completa este ano 50 anos de fabricação. "Gastamos cerca de R$ 15 mil na preparação do jipe e devemos gastar mais R$ 10 mil com inscrição, combustível, hospedagem e refeições. Mas o que vale é competir", diz o motorista do jipe "cinquentão" patrocinado pela Valle Energia.

Cobertura

Rádio 98FM com notícias em tempo real

Pelo segundo ano consecutivo, a 98FM será a rádio oficial do 18º Transparaná – Troller 2012, que neste ano integra o projeto Verão Tudo de Bom. Os ouvintes ficarão por dentro de tudo que acontecer nos seis dias de rali. Durante a programação, a emissora veiculará links ao vivo e boletins informativos sobre a competição, além de publicar notícias e fotos no site da rádio, no www.radio98fmcuritiba.com.br.

A 98FM, também premiará um ouvinte com um passeio pelo mesmo trajeto da 11ª etapa do rali. O vencedor estará a bordo de um veículo 4X4, no dia 28, para percorrer as mesmas estradas e trilhas que os competidores enfrentarão no último dia de prova, de Curitiba a Caiobá, no litoral do estado. Fique ligado na programação da 98FM para saber como participar e concorrer ao passeio, cheio de emoção e adrenalina.

As rádios "Cultura FM de Maringá" e a "Mundo Livre", ambas também do grupo GRPCOM, divulgarão a competição com notícias e fotos publicadas nos respectivos sites: www.cultura.fm.br e www.mundolivrefm.com.br. A Cultura FM de Maringá ainda terá links ao vivo e boletins informativos sobre o evento veiculados durante a programação.

  • Travessia de rios e estradas com poças gigantescas criam um belo cenário para quem acompanha a prova de perto
  • A erosão ou valeta mais profunda está entre os obstáculos mais recorrentes durante a prova
  • Nas duas últimas etapas, os competidores enfrentarão muitos riachos

Para comemorar a chegada à maioridade, o Jeep Clube de Curitiba preparou uma edição especial do Transpa­­raná. Pela segunda vez, o maior rali de regularidade das Américas será dirigido pela empresa Mundo Nav, do diretor Alex Kolling, que adicionou pelo menos duas novidades para celebrar os 18 anos da competição. A primeira delas é o título do rali, que nesta edição leva o nome de um dos seus patrocinadores, passando a se chamar "18.º Transparaná – Troller 2012".

A segunda traz novidades na categoria de passeio, que passa a se chamar "Transparaná Adventu­­re". A modalidade, voltada a quem gosta do esporte off-road, mas não tem experiência para estar competindo, terá novo formato, sendo realizado de maneira paralela às categorias principais.

Para o presidente do Jeep Clube de Curitiba, Odair de Oliveira, a preocupação está sendo manter a profissionalização do rali. "Em 2011 tivemos uma competição fantástica, que recebeu muitos elogios e aprovação unânime dos competidores. Trabalhamos para fazer esta edição ainda melhor", afirma.

Segundo Alex Kolling, será uma prova de alto nível técnico, cheia de adrenalina e fortes emoções. "A começar pelo Super Prime (prova indoor), que será disputado no domingo entre todos os competidores, definindo o grid de largada", destaca. O Super Prime começa às 18 horas no Centro Náutico Guaíra. No mesmo dia haverá ainda uma largada promocional, às 21h30, na Av. Mate Laranjeiras.

A partir da segunda-feira, as duplas começam encarar dificuldades como lama, laços, travessia de rios, trechos com areia, estradas de lavoura e entre tantas outras. "Para terem sucesso, os pilotos precisam de muito braço e os navegadores de atenção redobrada o tempo todo", avisa o diretor de prova. A largada será às 8h01, na Av. Mate Laranjeiras.

Ao todo serão cerca de 1.600 quilômetros percorridos por competidores de todo o país, divididos em quatro categorias: Master, Graduados, Jeep e Junior, sem contar a categoria Adventure.

A largada será em Guaíra, no Oeste do Paraná, e a chegada no litoral paranaense, após seis dias de prova, passando por diversas cidades do estado, como Cascavel, Campo Mourão, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. Na capital, o primeiro veículo chega às 16 horas do dia 27 (sexta), e sai no dia seguinte, às 8h01. O primeiro competidor deve aparecer em Caiobá também por volta às 16 horas. A premiação será às 22 horas.

Serviço

Mais informações: www.transparana.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]