• Carregando...
Confira o que a Fiat fez para adaptar seu sedã de rua para a competição |
Confira o que a Fiat fez para adaptar seu sedã de rua para a competição| Foto:
  • A modalidade conta com pilotos de ponta do automobilismo nacional, como Cacá Bueno, Giuliano Losacco e Ricardo Maurício, que juntos somam seis títulos na Stock Car

O Trofeo Linea foi lançado pela Fiat este ano com o propósito não só de criar mais uma competição de Turismo no Brasil mas também impulsionar a venda do sedã associando-o a uma modalidade esportiva, como fez com o Uno e o Palio na década de 90. Depois de três etapas disputadas (Rio de Janeiro, Londrina e São Paulo), o volume de emplacamentos do modelo mostrou um tímido crescimento de junho para julho (subiu de 793 para 845 unidades), porém fechou agosto com 1.278 carros negociados, um desempenho semelhante à média de 2009, quando havia o benefício do IPI reduzido.

Se essa melhora é reflexo ou não das disputas nas pistas, só as próximas etapas dirão. No entanto, o que não faltam são ingredientes para encher os autódromos de potenciais consumidores, como o público de Curitiba e região poderá conferir neste fim de semana com a realização da 4.ª etapa do Racing Festival, evento que engloba, além do Trofeo Linea, a Fórmula Future (monopostos) e a Super Sport 600 (motos).

A modalidade conta com pilotos de ponta do automobilismo nacional, como Cacá Bueno, Giuliano Losacco e Ricardo Maurício, que juntos somam seis títulos na Stock Car, categoria na qual também correm Christian Fittipaldi, Thiago Camilo, An­­­­­tonio Jorge Neto, Popó Bueno, Duda Pamplona e Alceu Feldmann, além de outros que figuram no grid.

Para Cacá Bueno a proposta é interessante: "Uma categoria onde os carros andem juntos, chegando a se tocar e fazendo um grande show. Em termos técnicos, é um nicho que não existia. Para os pilotos, é um novo mercado que se abre. É mais dinheiro, mais mídia, mais tudo", comentou.

Outro chamariz é o piloto de F-1 Felipe Massa, padrinho do Racing Festival. "O Tro­­feo Linea é extremamente competitivo, decidido em décimos. Até eu, depois que terminar o ano, pos­­­­so participar", revelou o ferrarista. O pai de­­le, Ti­­tônio Massa, e o irmão, Dudu Mas­sa, estão entre os organizadores do evento.

O Fiat Linea T-Jet não serviu apenas de base para os exemplares de competição, eles são os mesmos carros. Diferentemente da Stock Car, onde protótipos utilizam uma carenagem de sedã com o visual do Chevrolet Astra e do Peugeot 307. Obviamente, o Linea que sai da concessionária teve de passar por uma adaptação para andar nas pistas – o modelo T-Jet utiliza o mesmo motor 1.4 das ruas, mas preparado para render 215 cv ao invés dos 152 cv originais. A velocidade chega a 230 km/h. Nas concessionárias, o Linea é vendido por R$ 73.290, enquanto o veículo de competição é passado às equipes por R$ 155 mil.

O líder é o paulista radicado em Curitiba André Bragantini com 54 pontos, seguido do carioca Cacá Bueno, 39, e do paulista Giuliano Losacco, 37. Depois de Curitiba, restarão as etapas de Brasília (17/10) e Santa Cruz do Sul (12/12).

Serviço:

Local: Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Sexta-feira (24): treinos das 13 às 18 horas. Sábado (25): treinos das 9 às 17 horas. Domingo (26): 600 Hornet – 1ª bateria às 9h30 e 2ª bateria às 13h30. F-Future – 1ª bateria às 10h35 e 2ª bateria às 14h40. Trofeo Line – 1ª bateria às 11h40 e 2ª baterias às 15h50. Visitação aos boxes – 12h30. Ingresso: pode ser retirado gratuitamente nas concessionárias Fiat, revendas Honda e postos Shell. Mais informações: www.racingfestival.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]