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Vídeo | Reprodução Rede Globo
Vídeo| Foto: Reprodução Rede Globo

A segunda geração do jipe Freelander, modelo mais compacto da marca inglesa Land Rover, já tem data para desembarcar no Paraná. O utilitário esportivo começa a ser vendido na concessionária Euro Import, em Curitiba, a partir do dia 20 de abril. O veículo está maior, ganhou nova plataforma e traz estilo mais contemporâneo e jovial.

Com as mudanças visuais, o Freelander II ficou mais robusto. Na frente, os destaques ficam por conta da nova grade frontal, que está maior e mais larga e dos inéditos faróis, que perderam os recortes arredondados e agora exibem linhas retas. De perfil, o novo Freelander lembra o Discovery 3, porém com uma saída de ar que integra a luz do pisca bem parecida com a do Range Rover Sport. Já na traseira, a grande novidade é que o estepe – que ficava do lado de fora – desapareceu da tampa do porta-malas.

O interior, considerado por muitos um dos pontos fracos da geração antiga, também passou por melhorias significativas, guardando semelhanças com o do Range Rover Sport. Destaque para os instrumentos e saídas de ar redesenhados.

O Freelander II também está maior. No caso da distância entreeixos (2,66 metros), são 11 cm a mais de espaço interno. Além disso, o jipe cresceu 8 cm no comprimento (4,50 m), 11 cm na largura (1,91 m) e 3 cm na altura (1,74 m). A Land Rover informa uma capacidade de porta-malas de 755 litros (1.670 litros com banco traseiro rebatido), mas este número é questionável pois seria até a altura do teto, o que atrapalharia a visibilidade atrás.

Além das mudanças externas e internas, o Freelander II sofreu uma evolução (ou melhor, revolução) na parte mecânica. O modelo passa a vir com o Terrain Response, tecnologia já disponível nos jipões maiores da marca e que atua em conjunto com a tração 4x4, adaptando o utilitário esportivo a cinco diferentes tipos de terreno. Para isso, basta acionar um botão giratório localizado no console, escolhendo o tipo de pista que o veículo vai percorrer.

Sob o capô, o utilitário esportivo traz um novo motor 3.2 a gasolina, de seis cilindros, que rende 233 cavalos e 31,8 kgfm de torque a 3.200 rpm – acomplado a um câmbio automático seqüencial de seis veloicades. Segundo o fabricante, com este propulsor, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge uma máxima de 200 km/h.

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