• Carregando...
Niver | Tiomkim
Niver| Foto: Tiomkim

Em Gravataí - Produção do Celta próxima dos 900 mil

A General Motors do Brasil comemora sete anos de atividades do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (RS) e sua produção já se aproxima da expressiva marca de 900 mil veículos, incluindo os dois modelos lá fabricados, o Celta e o Prisma.

A fábrica de Gravataí, cuja decisão de implantá-la foi anunciada há 10 anos, tornou-se a terceira a ser instalada pela GM no Brasil para a produção de veículos. Ela se juntou às duas primeiras unidades, localizadas em São Caetano do Sul e São José dos Campos – ambas em São Paulo.

A GM completou 82 anos de atividades no Brasil no último dia 26 de janeiro. Até a semana passada, havia produzido em Gravataí 856 mil veículos, sendo 814 mil unidades do modelo Celta e 42 mil unidades do Prisma.

A General Motors do Brasil divulgou as primeiras fotos oficiais do Vectra GT, versão hatchback do modelo, que será lançado no país em agosto e estrará nas concessionárias em setembro. Pelo visual, o modelo é a cópia do Astra europeu, só que com a mesma dianteira do Vectra brasileiro. As imagens liberadas pela montadora provavelmente são da versão top de linha, já que o carro tem rodas de aro 17, como na versão Elite do sedã, freio a disco nas quatro rodas, aerofólio e antena do tipo tubarão, incorporada à linha Vectra 2008 recentemente.

Produzido na fábrica de São Caetano do Sul (SP), exclusivamente na configuração hatchback de quatro portas, o novo carro terá seu preço posicionado na mesma faixa do Vectra sedã, que custa entre R$ 56 mil e R$ 83 mil. O Vectra GT vai concorrer no segmento dos hatchs médios premiuns – e terá como principais concorrentes o Fiat Stilo, Peugeot 307, Volkswagen Golf e o recém-chegado Nissan Tiida. A General Motors espera vender 15 mil unidades do carro por ano.

O motor do GT é o 2.0 8V Flexpower, o mesmo do Astra e do Vectra sedã, que desenvolve 121 cv de potência com gasolina e 127,6 cv com álcool. Uma versão esportiva também é esperada para disputar mercado com Golf GTI, Stilo Abarth e Civic Si. Resta saber se o propulsor será o 2.4 16V Flex ou uma nova motorização ainda mais potente. A versão esportiva teria o nome de Vectra GT VXR.

A General Motors ainda afirma que o Chevrolet Astra não vai sair de linha, sendo vendido apenas como um modelo mais simples, nas versões Elegance, SS e, principalmente, Advantage. Porém, não revela como ficará a situação do Astra Sedan, que pode ser suprido pelo Vectra Expression ou pelo próprio GT. Também não está afastada a hipótese que a GM venha produzir no futuro uma versão perua para completar a família Vectra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]