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Estabilidade é o seu forte

Avaliado em uma pista de teste com trecho de cones (slalom) e em um pequeno trajeto de estrada, o Vectra GT-X demonstrou boa estabilidade, mesmo nas curvas em alta velocidade, e ofereceu boas saídas e retomadas, principalmente com a transmissão manual. Como a suspensão e as molas foram reguladas para que o carro ficasse mais firme, a condução tornou-se mais parecida com a de modelos de alta performance. Porém, não se pode dizer que o seu desempenho é compatível ao de um carro concebido para ser esportivo.

Saiba mais

• Em 2006, os hatches médio de até R$ 55 mil tiveram aumento de 69,19% nas vendas. E os com preços acima desse valor tiveram um incremento de 30,81%.

• O sistema de navegação por GPS que é de série no Vectra GT, poderá ser atualizado semestralmente sem custo para o proprietário do veículo.

• A GM criou para o GT-X a cor Volcano Orange que, dependendo da aceitação do público poderá ser integrada à gama de cores oficiais da linha.

Trancoso (Bahia) – A General Motors do Brasil começa a vender nesta semana em suas concessionárias a versão hatchback de quatro portas do Vectra. O novo carro, denominado de Vectra GT, está disponível em duas versões de acabamento – GT e GT-X – e dois tipos de câmbio: mecânico, de cinco marchas, e automático, de quatro. Equipado com motor 2.0 8V, o novo carro custa a partir de R$ 59.990, na opção "GT", ou R$ 68.990, no "GT-X".

O hatch da GM será o primeiro modelo brasileiro a oferecer como item de série o navegador GPS. Produzido na fábrica da montadora em São Caetano do do Sul, na Grande São Paulo, o novo hatch irá disputar mercado principalmente com o Peugeot 307 e o Volkswagen Golf, ambos com motores 2.0. Mas não se pode descartar, entretanto, outros rivais como os recém-lançados Nissan Tiida e Fiat Punto, além do próprio Fiat Stilo.

Desenvolvido em apenas 18 meses, o carro compartilha algumas características do Astra europeu, fabricado pela Opel (subsidiária da GM) na Alemanha. A sua dianteira é igual a do Vectra. Já a traseira, por exemplo, é idêntica ao modelo vendido no Velho Continente. A tampa traseira é ovalada e as lanternas fumê tem o desenho pontiguado. A capacidade do porta-malas é de 345 litros. Para reforçar o visual esportivo do carro, aparecem faróis com máscara negra e lanternas com molduras cromadas. Por dentro, o hacth manteve o padrão de acabamento do Vectra. A versão GT-X já saí de fábrica com bancos revestidos de couro.

O pacote de equipamentos de série da versão "GT" inclui airbags frontais duplos, direção hidráulica, ar-condicionado digital, faróis com máscara negra e lâmpadas "Blue Vision", alarme, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores) e bancos traseiros bipartidos. Mas a grande novidade é a inclusão nessa lista de um navegador GPS (Global Positioning System, ou sistema de posicionamento global), capaz de oferecer mais de 323 mil pontos de referência, como ruas, avenidas, aeroportos, bares, entre outros.

A opção esportiva "GT-X" traz, além dos equipamentos oferecidos na "GT", rodas de 17 polegadas na cor cinza calçadas com pneus de perfil baixo, antena "Shark" (semelhantes às usadas em modelos da BMW), MP3 player com controle remoto no volante e computador de bordo. O modelo vem ainda com controlador de velocidade e rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores.

Entre os itens opcionais disponibilizados destacam-se transmissão automática com controlador de velocidade, sensor de chuva e freios com ABS. A expectativa da GM é de vender 15 mil unidades por ano. E inicialmente, 60% das vendas deverão ser da versão GT, ante 40% da GTX.

Motor

O motor que equipa as duas versões do hatch é o 2.0 Flexpower já utilizado pela Vectra sedã, Zafira e Astra. Ele rende 128 cv com álcool, e 121 cv, com gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque máximo é de 19,6 kgfm (álcool) a 2.400 rpm, e 18,3 kgfm (gasolina) a 2.600 rpm. De acordo com dados fornecidos pela fabricante, o consumo do modelo com câmbio manual é de 11,2 km/l de gasolina na cidade e 14,8 km/l na estrada. Já com álcool o consumo é de 7,4 km/l no percurso urbano e 10,5 km/l no rodoviário. Em relação ao desempenho, o automóvel chega aos 189 km/h com álcool e 186 km/h com gasolina e vai da imobilidade aos 100 km/h em 10,3 segundos (álcool) e 10,8 segundos (gasolina).

O jornalista viajou a convite da GM.

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