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A Electra Bike atinge 25 km/h e tem autonomia para até 50 km. Preço: R$ 1.800 | Divulgação/Michelin
A Electra Bike atinge 25 km/h e tem autonomia para até 50 km. Preço: R$ 1.800| Foto: Divulgação/Michelin
  • O Vilco Speedy traz dois motores que geram 500 w e freio a disco nas rodas traseiras
  • Voltada para o lazer, o Trikke motorizado custa entre R$ 4 mil e R$ 5 mil
  • O Segway tem preço de carro popular

Enquanto os carros elétricos não se tornam uma tec­­nologia acessível à maior parte da população, alguns in­­­­­­­­­­­ven­­tos surgem co­­mo alternativa para eliminar as emissões de gases poluentes e tam­­bém melhorar o tráfego nos grandes centros ur­­banos. No Mi­­chelin Challenge Bi­­ben­dum, fó­­rum internacional com enfoque na mobilidade sustentável, realizado no Rio de Ja­­neiro na semana passada, foi possível conferir alguns meios de trans­­porte in­­dividual movidos a ener­­gia limpa para distâncias curtas e mé­­dias. O diferencial de to­­dos eles é o fato de po­­­­derem ser car­­regados em uma tomada co­­mum.

A grande atração foi a tradicional bicicleta. Várias delas cruzavam o Riocentro, local do even­­to, sem que seus condutores mexessem um músculo da perna. Era só acelerar e frear. A Elec­­tra Bike, comercializada por uma empresa de Duque de Ca­­xias (RJ), não modifica as características da bicicleta. Pode ser utilizada de forma "flex": so­­mente motor, so­­mente pedal, ou ainda, motor e pedal si­­mul­­taneamente. "Você eco­­nomiza não pagando seguro obrigatório, IPVA, licenciamento e multas. Além disso, gera um custo de R$ 0,15 por qui­­lômetro rodado", dizia o fo­­lheto promocional do produto.

O veículo custa R$ 1.800 e leva um passageiro a até 25 km/h, com autonomia de aproximadamente 50 km. Pode ser usado co­­mo transporte para o trabalho, a escola e o passeio. Leva seis horas para ser carregado. Se o consumidor já tem uma "magrela", a empresa instala apenas o sistema com bateria e motor. O custo, neste caso, cai para R$ 1.200.

Outra solução in­­teressante é o Trikke, um tipo de triciclo no qual o passageiro vai em pé. A em­­presa deverá abrir uma fá­­brica em Manaus (AM) no semestre que vem pa­­ra comercializar o produto, que custará entre R$ 4 mil e R$ 5 mil – atualmente ele é vendido por representantes espalhados pelo país (confira os locais no site da empresa). Na verdade, o Trikke é mais voltado ao lazer, porém é possível alcançar 40 km/h com o "brinquedinho".

Made in Brasil

O Veículo Inteligente Livre de Com­­­­­­bustível Orgânico, ou simplesmente Vilco Speedy, também divertiu o público presente no Chal­­­­lenge Bibendum. Ele é o primeiro veículo individual elétrico 100% projetado e fabricado no Brasil. Com dois mo­­tores, baterias seladas que geram 500 watts de potência, quatro ro­­das, freio a disco nas rodas traseiras e travamento eletrônico por chave ou cartão, esse meio de locomoção sai por R$ 6 mil e já é usado principalmente para ronda em shoppings, con­­do­­mínios e estacionamentos.

A carga, que leva entre quatro e seis horas, garante uma autonomia de até 40 quilômetros em uma velocidade média de 20 km/h. En­­tre estes transportes in­­dividuais, é o que aguenta o maior peso: 150 quilos.

O Segway é muito parecido com o Vilco Speedy, pois também carrega um pessoa em pé, com os mesmos 20 km/h de velocidade média e 40 quilômetros de autonomia, mas o preço, no entanto, é de carro popular: R$ 28 mil. Vem equipado com duas rodas, e não quatro como o Speedy.

Segundo o fabricante, a tecnologia cuja aceleração varia conforme o movimento humano (para acelerar, basta inclinar o corpo para frente) é única no mundo. Além de seguir os movimentos do condutor por meio de um sensor de equilíbrio, o Seg­way possui uma "chave" que con­­trola informações e velocidade do veículo. Há também uma configuração off-road na linha da empresa, cujo público principal é o mercado de segurança.

Serviço: Electra Bike – (21) 2674-7021 (www.bicicletaeletrica.net.br). Trikke – (19) 3578-9015 ou (11) 9406-9463 (www.trikke.com.br). Vilco – (51) 3205-2555 (www.vilco.com.br). Segway Brasil – (11) 3545-6246 (www.segwaybrasil.com.br).

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O jornalista viajou a convite da Michelin.

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