• Carregando...
Pela legislação brasileira, a profundidade mínima dos sulcos de um pneu de motocicleta é de 1,0 mm | Divulgação/Infomoto
Pela legislação brasileira, a profundidade mínima dos sulcos de um pneu de motocicleta é de 1,0 mm| Foto: Divulgação/Infomoto

Indicadores de desgate estão nas laterais

Para verificar o nível de desgaste dos pneus da motocicleta, basta observar os indicadores que estão localizados nos flancos (lateral) dos pneus, onde geralmente há a inscrição TWI ou ainda alguma indicação como uma seta ou o logotipo do fabricante. Nessa direção, o motociclista vai encontrar o filete de borracha mostrando a altura mínima de uso do pneu.

Leia a matéria completa

  • Todo pneu de qualidade conta com o TWI para medir o desgate
  • A troca do pneu só está vinculada ao TWI se ele estiver em boas condições

Muito se fala sobre a pressão correta dos pneus, a escolha da medida certa para sua moto, o tipo de pneu adequado para um determinado piso, entre outras recomendações. Mas uma pergunta é frequente mesmo entre os motociclistas mais experientes: qual a hora de substituir o pneu da minha moto?

Como as motos têm apenas dois pneus, estes são itens fundamentais para garantir a segurança do motociclista. Um pneu "ca­­reca" representa perigo na hora de acelerar, frear e contornar curvas. Em piso molhado então, nem se fala. Entre as diversas funções dos sulcos está a drenagem da água. Se os sulcos estiverem pouco profundos não drenam a água corretamente e uma frenagem pode causar uma queda em dia de chuva.

Para saber a hora certa de trocar o pneu da moto existe a boa e velha inspeção visual. Ou se­­ja, você olha e percebe que o pneu está ficando "careca". Po­­rém mui­tas vezes o desgaste não ocorre por igual em toda a banda de rodagem e fica difícil identificar se o pneu pode ou não rodar mais alguns quilômetros.

Pela legislação brasileira, a pro­­fundidade mínima dos sulcos de um pneu de moto é de 1,0 mm – abaixo disso o motociclista fica sujeito a multa. Se o sul­co atingir essa profundidade em qualquer ponto da banda de ro­­dagem, o pneu deve ser substituído.

Pensando em facilitar a vida do motociclista, as fábricas de pneus dotam seus produtos de uma maneira simples e eficaz de se averiguar se está na hora de substituí-los. Trata-se do TWI um dos limites para o uso dos pneus de moto. A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, que significa in­­dicador de desgaste da banda de rodagem. Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da ban­­­da de rodagem, está na hora de trocar o pneu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]